Planejamento 2021: 3 tendências que sua empresa deve considerar

O planejamento 2021 da sua empresa, possivelmente, está pronto – talvez com espaço para pequenos ajustes, mas de um modo geral, já esboçado. Acertamos?

Ocorre que sempre há oportunidades para uma última revisão de estratégias em busca daquele plano azeitado e certeiro.  Por isso, mesmo que você já esteja concluindo os últimos detalhes do que pretende fazer e alcançar no próximo ano, vale a pena dar uma olhada neste apanhado de tendências que compilamos.

Aqui, separamos alguns dados e conclusões que são importantes para considerar no planejamento da empresa em 2021, mantendo o negócio alinhado com o consumidor, mercado de trabalho, concorrência e economia.

1 – Home office estratégico

A pandemia do Covid-19 obrigou que escritórios em todo o mundo adotassem o regime de home office para seus funcionários nos períodos mais agudos do isolamento social e quarentena. Inclusive, o modelo ainda continua – mesmo que parcialmente – até que toda a população seja vacinada e esteja segura.

Com essa experiência, muitas empresas tiveram respostas para as dúvidas sobre trabalho remoto que há tempos pairavam na mente dos decisores: pode trazer redução de custos para a empresa? É seguro? É produtivo?

Um levantamento da GPTW (Great Place To Work), consultoria especializada em mercado de trabalho, aponta a intenção predominante das empresas para o pós-pandemia: um regime misto – parte do expediente em casa, parte na nas dependências da empresa.

Esse é o modelo preferido pela maioria dos colaboradores entrevistados e também o mais promissor para o negócio quanto à manutenção da produtividade do time e, ao mesmo tempo, colaboração com redução de custos.

Para seu planejamento 2021, portanto, vale a pena considerar a adoção de um home office estratégico, avaliando se tal alternativa colabora com o desempenho do time e orçamento da empresa.

2 – Atenção constante a tributos

Ano passado, uma grande empresa no setor varejista ganhou uma ação no STF para receber a restituição de milhões por impostos pagos indevidamente. O ocorrido acendeu uma discussão importante no meio empresarial: o planejamento e controle tributário do meu negócio está correto? Será que você não está pagando mais do que deve?

Infelizmente, inúmeras empresas pagam mais imposto do que precisariam. Isso ocorre por alguns motivos: sistema de gestão ineficiente; sistema de gestão que é eficiente, mas foi mal implementado ou a equipe não utiliza corretamente todas as funcionalidades das ferramentas de gestão tributária; cálculos manuais feitos erroneamente, entre inúmeras outras razões que mesclam tarefas humanas e funcionalidades tecnológicas.

Portanto, para seu planejamento e controle tributário do próximo ano, vale considerar um gerenciamento preciso e estratégico. Para isso, procure:

  • utilizar ferramentas de gestão integradas, seguras e confiáveis;
  • implementar essas ferramentas com consultorias especializadas;
  • se você já tem uma ferramenta confiável e bem implementada, mantenha-a atualizada – e se tiver dúvidas sobre como customizar funcionalidades, conte com o suporte da consultoria que implementou o sistema;
  • ter profissionais treinados e capacitados para utilizar adequadamente as ferramentas de gestão tributária, tanto em nível estratégico quanto operacional;
  • automatizar tarefas manuais como conversão de moedas e cálculos;
  • como gestor, empreendedor ou dono da empresa, entender, pelo menos o básico, de como funcionam os regimes tributários e tipos de imposto.

Aproveite e baixe nosso e-book Guia dos Impostos da Empresa.

3 – Integração, nuvem e segurança

Por fim, outra importante tendência que vale a pena prestar atenção para elaborar seu planejamento de 2021 é como manter a empresa integrada, com informações armazenadas, acessadas e tratadas de qualquer lugar e de forma segura.

Em entrevista para o The Wall Street Journal, um especialista em computação na nuvem explica que nos próximos 10 a 15 anos tudo será cloud – a ponto de expressões como “computação na nuvem” passarem a ser apenas “computação”.

E na prática, quem não percebeu essa tendência durante a pandemia, não é mesmo?

Obtiveram mais produtividade, mesmo diante dos desafios de 2020, as empresas que contam continuamente com tecnologia em cloud para controlar de forma integrada e segura todas as áreas da empresa – vendas, finanças, estoque, produção, pedidos, projetos, equipe, indicadores e previsões. 

Planejamento 2021: materiais para fortalecer seus planos para o próximo ano

Separamos alguns materiais que podem contribuir com sua gestão. Veja!

Crescimento organizado para pequenas e médias empresas

Confira nosso artigo com três táticas para fazer fechamento de caixa, nossa matéria com 5 vantagens de contar com um software de gestão e nosso post sobre como gerenciar bem o capital de giro.

Como motivar e orientar a equipe

Baixe nosso e-book sobre avaliação de desempenho. Veja nosso artigo com 4 dicas de liderança para melhorar a gestão do time e confira como manter o foco dos colaboradores.

Quais as melhores tecnologias para gerenciar a empresa

Confira nosso artigo sobre tudo que você precisa saber antes de comprar um software de gestão empresarial, baixe nosso e-book sobre como funciona o SAP Business One e entenda por que investir num sistema de gestão integrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezoito =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.