Implementar software de gestão: tudo que você precisa saber antes de comprar ERP

Implementar software de gestão vai além de organizar a empresa. Um ERP configurado adequadamente pode se tornar um grande diferencial de negócio e aumentar significativamente seus resultados.

E pensando em contribuir com seu processo de escolha, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber antes de comprar ERP. Confira!

Software de gestão, ERP e sistema de gestão: existe diferença?

Popularmente, quando se pensa em ERP, sistema ou software de gestão, se pensa na mesma coisa: uma ferramenta que permita ao gestor administrar com precisão sua empresa.

Tecnicamente, há uma diferença importante.

ERP trata-se de um sistema ou software de gestão integrado. Isso significa que o sistema integra as áreas da empresa e cruza as informações, permitindo automatização de tarefas e um controle muito mais preciso.

Por exemplo: ao cadastrar uma venda na área comercial, a área financeira já terá os dados de contas a receber no controle de fluxo de caixa.

Portanto, na prática, ao procurar por um software ou sistema de gestão, certifique-se de que ele é também um ERP – ou seja, funciona de forma integrada e, preferencialmente, em tempo real.

Como começar a implementar software de gestão integrado?

Basicamente, o ponto de partida para começar um processo de implementação de ERP na sua empresa é composto por dois passos. 

1.  Escolha o sistema

Inicialmente, é preciso escolher o sistema de gestão integrado. Aqui, existem duas opções: contratar um fornecedor que desenvolverá um sistema próprio, ou, escolher um fornecedor que implementará um sistema reconhecido pelo mercado. Nessa última alternativa, o sistema é parametrizado de acordo com suas necessidades.

Recomendação

Escolher um sistema reconhecido no mercado permite uma série de vantagens, que explicaremos adiante.

2.  Escolha a consultoria

Escolhido o sistema, é hora de decidir pela consultoria que fará a implementação na sua empresa. Aqui, possivelmente você vai começar com um pedido de orçamento. Fornecedores sérios costumam tentar entender suas necessidades para orçar o pedido corretamente, entregando o que sua empresa realmente precisa.

Recomendação

Decida por uma consultoria que tenha experiência na implementação do sistema escolhido, boas referências e seja confiável.

Comprar ERP: funcionalidades que o sistema de gestão precisa ter

Se você quer ter um controle preciso e confiável de todas as áreas, operações e estratégias da empresa, vale a pena pensar em um sistema de gestão que ofereça as seguintes funcionalidades:

  • Integre de verdade os setores do negócio, permitindo que as informações sejam precisas e impedindo que dados sejam perdidos ou duplicados.
  • Funcione em tempo real, o que possibilita que os gestores tenham acesso aos dados atualizados de verdade e possam tomar decisões mais assertivas.
  • Automatize tarefas, melhorando a produtividade da equipe e ajudando a reduzir custos resultantes de ajustes, retrabalhos e perdas ocasionadas por erros manuais.
  • Referência em segurança e compliance, o que protege todas as informações da empresa e permite uma atuação de negócio consoante à legislação – inclusive, LGPD.
  • Confiabilidade, afinal um sistema de gestão confiável garante o controle adequado das finanças e recursos da empresa.

Implementar software de gestão próprio ou de grande fabricante: qual o melhor ERP?

Um sistema de gestão próprio pode até atender as demandas da companhia por um curto período de tempo. No entanto, esse tipo de solução costuma ser bastante engessada e conforme o negócio cresce ou as demandas mudam, a ferramenta não acompanha.

Já um ERP referência de mercado, desenvolvido por fabricantes especializados em soluções de gestão, permitem muito mais funcionalidades e flexibilidade para atender às mudanças que, naturalmente, ocorrem em qualquer empresa conforme o tempo passa.

O SAP Business One, por exemplo, é um sistema de gestão integrado criado pela SAP®, líder mundial em sistemas de gestão inteligentes.

É possível concluir que o SAP Business One é o melhor ERP? Sim, ele está entre os melhores sistemas de gestão integrados do mercado. Isso, porque de fato conecta todas as áreas da empresa, funciona em tempo real, automatiza uma série de tarefas e é referência em segurança, compliance e confiabilidade.

Importante destacar que o desempenho do seu sistema também tem relação com a forma como foi implementado. O que nos leva para o próximo ponto.

Sistema SAP: qual a melhor consultoria de SAP B1

Existem inúmeras consultorias no mercado, o que torna a escolha do fornecedor uma missão bastante complexa. Felizmente, ao fazer uma filtragem tendo por base os requisitos abaixo, fica mais fácil de tomar uma decisão assertiva. 

  • A consultoria precisa ser parceira oficial SAP®.
  • É fundamental que tenha experiência de mercado, tanto em tempo de serviço quanto em realização de projetos.
  • Precisa ser uma consultoria comprometida com o cliente, que procure entender seus problemas e desenvolver a solução do SAP B1 de acordo com as suas necessidades.
  • O time deve ser formado por consultores especialistas e certificados pela SAP®.

A EasyOne Consultoria, por exemplo, é parceira oficial da SAP®, tem mais de 12 anos de mercado e mais de 400 projetos executados com sucesso em diversas empresas do setor industrial, de serviços, de distribuição e e-commerce.

Inclusive, você pode aproveitar para conferir os depoimentos de clientes que usam SAP implementado pela EasyOne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.