Empresa em crescimento: 3 táticas para fechamento de caixa fácil e confiável

Para uma empresa em crescimento, o fechamento de caixa se torna mais complexo do que já costuma ser. E o motivo é simples: são muitas informações para monitorar em um controle que ainda não está rodando tão bem.

A boa notícia é que existem maneias de simplificar e melhorar essa missão. E para contribuir com a gestão financeira da sua empresa, criamos este artigo apontando tais caminhos. Confira!

Fechamento de caixa na empresa em crescimento: qual o maior desafio?

O principal desafio que empresas em crescimento encontram no processo de fechamento de caixa é manter precisão e assiduidade.

Isso, porque o fechamento de caixa precisa ser diário para ser eficiente de verdade. Quanto mais tempo o caixa fica em aberto, maiores as chances de desperdícios e perda do controle.

Em outras palavras, o balanço entre as entradas e saídas precisa ocorrer praticamente em tempo real para garantir que o negócio tenha saúde financeira. E, claro, precisa ser confiável – ou seja, fidedigno à realidade das finanças.

Afinal…

Saúde financeira significa contas pagas, capital de giro em dia e oportunidade de investimento para o negócio manter-se sólido no mercado. 

Resumindo, saúde financeira é sinônimo de tranquilidade.

Leia também: 3 dicas para a empresa gastar menos e ganhar mais

O que uma empresa em crescimento ganha quando faz o fechamento de caixa corretamente?

Um fechamento de caixa correto ajuda a empresa em crescimento a ter mais solidez, gerar lucro e evoluir de forma planejada.

Isso, porque o controle permite ao negócio:

  • Planejar o orçamento de acordo com a real capacidade financeira;
  • Cortar desperdícios;
  • Construir um capital de giro sustentável;
  • Aproveitar oportunidades de economia;
  • Aproveitar oportunidades de investimento interno;
  • Preparar-se para sazonalidades do mercado;
  • Preparar-se para cada etapa da expansão;
  • Proporcionar informações claras para tomadas de decisão assertivas.
cômodo, congresso, dentro de casa
O fechamento de caixa adequado é uma tarefa que colabora para que sua empresa cresça de forma planejada e lucrativa. (Imagem: Pexels)

Empresa em crescimento: 3 táticas para um fechamento de caixa fácil e confiável

Para simplificar o fechamento de caixa e garantir sua precisão, gestores de empresas em crescimento precisam adotar alguns recursos e ferramentas que tornem a atividade mais simples e certeira. Acompanhe.

1. Atualização automática e em tempo real

O primeiro recurso que um gestor pode utilizar para simplificar o fechamento de caixa é a automatização em tempo real das entradas e saídas.

Ou seja: cada operação que envolve dinheiro é automaticamente integrada ao controle de caixa, atualizando o balanço no momento em que ela acontece.

2. Integração bancária

Outra funcionalidade fundamental para um fechamento inteligente é integrar a conta do banco à ferramenta utilizada para o controle financeiro. Assim, com alguns cliques e de forma segura é possível verificar débitos, saldos e extratos na conta corrente da empresa.

3. Relatórios inteligentes

O processo de fechamento do caixa também ajuda a direcionar estratégias orçamentárias a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, análises de entradas e saídas por período e balanços por centro de custo tornam-se essenciais.

Mas, esse tipo de relatório pode demorar muito para ser confeccionado quando feito manualmente.

E aqui entra mais um recurso indispensável para qualquer empresa em crescimento: a possiblidade de gerar relatórios com apenas alguns cliques, contendo informações precisas sobre a situação financeira da empresa.

ERP para fechamento de caixa: é disso que uma empresa em crescimento precisa?

Citamos as três táticas que uma empresa em crescimento precisa para seu processo de fechamento de caixa. Mas, onde encontrar tais recursos?

A resposta é simples: em um sistema de gestão integrado.

Portanto, sim: é de um ERP que a maioria das empresas precisa. Ocorre que esse tipo de ferramenta traz diversas funcionalidades que ajudam significativamente no controle e fechamento de caixa – e nos demais aspectos de gestão também.

Mas, atenção:

Um ERP que faz a diferença precisa ser confiável, seguro e desenhado de acordo com o que sua empresa realmente precisa. Por isso, a implementação deve ser realizada por uma consultoria especialista em sistema de gestão.

Leia também: como a importadora Kynsei consegue se planejar a partir da gestão financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − oito =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.