4 dicas de liderança para melhorar a gestão da equipe

Consultoria SAP: EasyOne e Kynsei
Consultoria SAP: case de sucesso entre EasyOne e Kynsei
10/09/2019
Indústria química: consultoria SAP para indústrias, pequenos recipientes representando um laboratório
Indústria química: 3 cuidados essenciais para melhorar resultados
02/10/2019
Exibir tudo

4 dicas de liderança para melhorar a gestão da equipe

dicas de liderança

A gestão da equipe é um dos papéis mais importantes da liderança, especialmente para empresas que prestam serviços. Afinal, o modelo de gerenciamento tem influência significativa na performance dos colaboradores – e como eles estão envolvidos em praticamente todas as etapas do negócio, isso afeta a qualidade dos projetos.

 

Portanto, preparamos este artigo com 4 dicas de liderança especiais para uma gestão de equipe eficiente. Acompanhe!

1. Reserve tempo para conhecer seu time

 

De acordo com a especialista em empreendedorismo e negócios Anne Sugar, em artigo para a revista norte-americana Inc., é fundamental que líderes invistam tempo para conhecer melhor seu time.

 

Anne explica que a falta de conexão entre liderança e equipe é umas das principais queixas dos empreendedores e colaboradores – e consequentemente, um fator que atrasa o sucesso da empresa. Faz sentido, já que criar pequenos laços com o time ajuda a desenvolver a sensação de pertencimento, o que se transforma em motivação e resulta em produtividade.

 

Nesse sentido, a especialista ainda ponta que um dos principais erros na tentativa de criação de conexão é esperar que o tempo para isso surja naturalmente. Com todas as demandas diárias de uma empresa, é bastante provável que o gestor raramente encontre uma janela para conversar com as pessoas.

 

A solução, segundo Anne, é realmente agendar um horário para andar nos corredores e trocar uma ideia rápida – e significativa – com o pessoal. Aqui, ele exemplifica o caso de sucesso com um de seus clientes. Ele marcou o dia de aniversário de seus colaboradores e aproveitava essa oportunidade para criar tempo de conexão. Na data, o chefe parabeniza o aniversariante pessoalmente e conversa, de forma breve e leve, sobre assuntos além do trabalho. Anne garante que são cinco minutos que fazem diferença na relação entre colaborador, motivação e liderança.

2. Seja um observador atento para não enterrar projetos e criatividade

 

Em matéria para a revista Época Negócios, o engenheiro-chefe do Instagram, James Everingham, explica que a física quântica o ajuda a ser mais observador e liderar melhor. Dentro desse cenário, ele destaca o famoso experimento hipotético Gato de Schrödinger, criado pelo renomado físico austríaco Erwin Schrödinger.

 

Resumidamente, a experiência imaginária do físico resultaria em um gato morto ou vivo dentro de uma caixa. Para saber o estado do bichano, seria necessário abrir o caixote e verificar. Mas nos segundos precedentes à abertura do recipiente, o felino estaria simultaneamente vivo e morto. Com isso, o físico quis apontar a complexidade da atuação das partículas subatômicas.

 

Trazendo o experimento para o mundo dos negócios, James explica que um projeto em desenvolvimento pelo time pode ser visto como o gato da caixa – pode estar indo para o caminho certo ou não. No entanto, o papel do líder não é abrir o caixote abruptamente e dizer o estado do gato, o que de certa forma anularia os esforços da equipe.

 

Aqui, o papel do gestor é observar atentamente o andamento das etapas e com isso fazer perguntas, induzindo o time a prosseguir, ou, a mudar alguns aspectos do projeto.

 

James destaca que ao categorizar que algo está certo ou errado, o gestor limita os envolvidos quanto à criatividade para soluções.

 

Dicas de liderança: mãos de um time unidas

Dicas de liderança: quando o gestor está engajado em motivar o time, a qualidade do trabalho em equipe melhora e os projetos têm resultados muito mais positivos. (Imagem: Pexels)

3. Faça da excelência um requisito básico – e mostre isso para o time

 

No jornal norte-americano HuffPost, o especialista Gregory C. Scott explica que a excelência faz parte de toda a organização de sucesso. O atendimento aos clientes, desenvolvimento dos projetos e as entregas precisam ser feitas da melhor forma possível – e esse conceito passa do líder para o time até em detalhes.

 

Gregory comenta que itens pequenos importam. Vestir uma roupa bem passada, ou o trato do dia a dia entre gestor e seus clientes e parceiros, por exemplo, dão pistas para os colaboradores sobre onde está o nível de qualidade da empresa.

 

4. Use a tecnologia a seu favor

 

Por fim, uma das dicas de liderança mais simples está na própria tecnologia. Anne Sugar conta que mensageiros online podem ajudar a agilizar algumas conversas entre chefe e equipe quando as pessoas estão em outras localidades. Além disso podem ser muito bem utilizadas para feedbacks rápidos e positivos, como parabenizar por uma ideia.

 

Inclusive, sistemas de gestão também podem ajudar. E aqui, temos uma dica: o SAP Business One, que pode ser configurado de acordo com as prioridades e interesses do gestor. É possível, por exemplo, receber relatórios de produtividade de colaboradores e a partir disso desenvolver políticas de reconhecimento ou de motivação.

 

Além disso, o SAP permite toda a gestão de cadastro dos funcionários, ponto e funcionalidades que ajudam a melhorar a produtividade do time.

 

Aproveite e converse com nossos consultores e entenda como o SAP Business One pode ajudar sua equipe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *