Como manter o foco da equipe no trabalho: 4 dicas comprovadas

Sistema ERP: Homem usando computador com sistema ERP que atende normas da Anvisa - SAP Business One - EasyOne
Sistema ERP que atende normas da Anvisa: por que é importante?
06/03/2019
funil de vendas com ícones
Funil de vendas: o que é e como fazer
13/03/2019
Exibir tudo

Como manter o foco da equipe no trabalho: 4 dicas comprovadas

Como manter o foco da equipe no trabalho: pessoas no escritório, trabalhando focadas.

Como manter o foco da equipe no trabalho é uma preocupação dos gestores. E faz sentido, já que a concentração permite tarefas bem executadas, redução de erros e mais produtividade. Pensando nisso, preparamos estas 4 dicas simples para melhorar o foco dos funcionários, baseadas em estudos científicos e especialistas.

Confira!

 

1. Incentive técnicas de concentração

Temos boas e más notícias. A má notícia é que, segundo a professora Gloria Mark em seu estudo O Custo do Trabalho Interrompido, uma pessoa leva em média 23 minutos para voltar com total concentração à tarefa que estava fazendo antes de ser interrompida. Isso significa que olhar as mensagens no celular duas vezes durante a manhã custa quase uma hora de foco.

A boa notícia é que técnicas simples podem reverter essa situação. Você já ouviu falar no Deep Work? Criado pelo professor Cal Newport, é um método que consiste em desligar notificações por aproximadamente duas horas por dia – e usar esse tempo desconectado para trabalhar com foco total.

Isso não significa, claro, que o gestor deve confiscar os celulares da equipe. Mas, orientar o time sobre os benefícios da técnica Deep Work pode ser uma boa estratégia. Isso, porque manter as notificações desligadas com o propósito de se concentrar totalmente traz resultados interessantes até mesmo para o lado emocional do colaborador.

Por causa dessa concentração, o profissional consegue fazer mais em menos tempo e comete menos erros – o que colabora com sua autoestima. Além disso, a técnica ajuda a controlar a ansiedade, já que nenhum alarme irá soar nesse período. O foco da equipe aumenta e a sensação de missão cumprida em cada indivíduo também.

 

2. Dê exemplo ao time

De acordo com a consultora Carolyn Taylor, especialista em cultura organizacional e criadora do método Walking the Talk (Caminhando o discurso, em tradução livre), não é o discurso do líder que motiva mudanças de comportamento nos demais. São suas atitudes que influenciarão os outros. Nesse sentido, para melhorar a conduta do time é fundamental que a gestão dê o exemplo.

Neste pacote, entra o foco. Quando os funcionários percebem que o chefe não se distrai com qualquer coisa – telefone, mensagens e até mesmo supervisionando o que os demais estão fazendo – inspiram-se no líder e procuram manter o foco em suas atividades também.

 

Como manter o foco da equipe: mesa de reunião com chefe e funcionário conversando amigavelmente.

Como manter o foco: dar exemplo ao time é uma forma eficiente de mudar o comportamento da equipe para melhor. (Imagem: FreePik)

 

3. Proporcione ferramentas e ambiente adequados

Imagine que o colaborador está compenetrado no trabalho e seu computador trava, o sistema de gestão não mostra os dados com precisão, ou ainda o ar condicionado quebra e o termômetro lá fora passa dos 30°C. Todos esses pequenos entraves, direta ou indiretamente, causam uma enorme deficiência na concentração.

E segundo artigo de uma equipe de psicólogos brasileiros, publicado no periódico científico Revista de Administração Contemporânea, por exemplo, ferramentas de trabalho adequadas estão entre as principais formas de motivar a equipe.

Portanto, da cadeira ao sistema de gestão eficiente, estrutura e ferramentas apropriadas colaboram positivamente para manter o foco da equipe na execução de suas tarefas.

 

Aproveite e conheça as soluções para sistemas de gestão da EasyOne Consultoria, parceira da SAP há mais de 10 anos.

 

4. Demonstre gratidão

Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que demonstrar gratidão no ambiente de trabalho faz com que as pessoas trabalhem melhor. Além disso, as chances de colaboradores aceitarem as demandas com mais satisfação aumentam quase 50% quando, em tarefas anteriores, foram gratificadas. O estudo ainda informa que, quanto mais específico for o agradecimento, melhor.

Pensando nisso, expressar a gratidão no trabalho desenvolvido pela equipe pode ser mais do que um feedback estratégico para aumentar a motivação. Trata-se também de uma técnica eficiente para melhorar o foco, já que motivado o time se concentra mais.

Sem contar que a gratidão é sempre positiva para o clima e relações interpessoais, não é mesmo?


Leia também: Indicadores de vendas que toda a equipe deve conhecer

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *