Tendências de gestão e tecnologia para grandes empresas

Que as grandes e médias empresas precisam estar de olho nas tendências para saltarem à frente da grande concorrência, não é novidade para ninguém. Contudo, o cenário neste ano de 2023 é distinto, o que faz com que tendências em tecnologia e gestão sejam as prioridades no momento.

Com a atenuação da pandemia, as maiores empresas de tecnologia do mundo estão demitindo pessoas e perdendo valor de mercado, por terem apostado numa digitalização que não permaneceu igual. 

Com isso, tem se observado um princípio de crise econômica generalizada. Porém, ao olhar para os lugares corretos e fazer os investimentos adequados, crises podem ser transformadas em oportunidades. 

Sendo assim, torna-se imprescindível entender as novidades tecnológicas e as tendências para gestão de grandes e médias empresas. Ao saber para onde apontar, as chances de errar são significativamente menores. 

Por isso, veja algumas das principais tendências, tanto tecnológicas quanto de gestão.

Exemplos de novidades tecnológicas para grandes empresas

1 – O híbrido como ponto de equilíbrio

Depois de alguns anos de excessos, 2023 será um período de maior equilíbrio entre o analógico e o digital. Antes de 2019 tínhamos uma predominância do presencial, que foi quebrada fortemente com o começo da pandemia da Covid-19. 

Pudemos observar uma hiperdigitalização, até por conta da necessidade. No entanto, em 2023 o contato social já retornou praticamente a normalidade, o que tem levado para um cenário mais híbrido. 

Especialistas acreditam que uma das tendências que irá influenciar empresas médias e grandes é justamente este ponto de equilíbrio, onde o híbrido entre o analógico e o digital deve ser alcançado. 

Isso pode influenciar, inclusive, a forma como as empresas contratam e lidam com seus colaboradores. E, ao que tudo indica, a tendência deve permanecer.

2 – Indústria 4.0 e os RPAs

A indústria 4.0 não é necessariamente uma novidade, mas é importante prestar atenção nessa tendência. Isso, porque ela vem ainda mais focada em sustentabilidade, atendimento de qualidade e focado no usuário, e em produtos e serviços mais tecnológicos. 

Avanços tecnológicos recentes impulsionam a capacidade da abrangência da Internet das Coisas, da automação e da troca de dados. Dessa forma, se bem utilizadas, tais ferramentas irão aumentar ainda mais a produtividade de médias e grandes empresas, além de melhorar processos.

Um bom exemplo disso são os RPAs (Robot Process Automation), que são robôs com softwares capazes de, além de executar tarefas com eficiência, aprender com elas e melhorá-las. 

3 – Inteligência Artificial e Metaverso

A inteligência artificial está evoluindo cada vez mais rápido, e a tendência é que ocorra um salto nos próximos meses e anos. O surgimento do ChatGPT é um exemplo de como o uso da IA no dia a dia deve ser alterado em breve, uma vez que essa tecnologia já compila dados o suficiente para produzir conteúdo que se assemelha ao humano. 

E o metaverso, que já vem sendo abordado desde o ano passado como uma tendência, continua nos holofotes. O ambiente que permite interações diversas deve impactar com mais força o mundo corporativo daqui para frente. 

Pesquisas apontam que cerca de R$ 26,54 trilhões serão injetados na economia global até o ano de 2030 através do metaverso.

Essa inovação pode ser aplicada desde para aumentar vendas, melhorar a qualidade do atendimento e interação com usuários, até para a realização de eventos, congressos, e reuniões de maneira mais interativa. 

4 – Business Inteligence e Big Data

As empresas médias e grandes podem otimizar sua gestão ao apostarem em computadores e sistemas inteligentes. Isso, porque sistemas que disponibilizam de Business Inteligence (BI) e Big Data são capazes de coletar dados e proporcionar insights, colaborando para uma tomada de decisões mais estratégica. 

Portanto, empresas que investirem em sistemas com tais tecnologias, devem se destacar em 2023, como acreditam diversos especialistas da área. 

5 – Integração e plataforma em nuvem para grandes empresas

Outras tendências relacionadas às inovações tecnológicas e à gestão são a integração total e a utilização de plataformas erp em nuvem

A tecnologia cloud traz mais segurança para o armazenamento de dados, além de reduzir custos para as empresas. Ademais, não esbarra na barreria física da falta de espaço para armazenamento, podendo ainda ser acessada de qualquer lugar, com as devidas autorizações.

Nesse sentido, a gestão de grandes empresas (e também das médias) é altamente favorecida por tecnologias que promovam a integração total da organização. Ter as informações fluindo de maneira orgânica facilita a análise do quadro geral, bem como a administração de todas as frentes.  

SAP: tendência tecnológica que otimiza gestão para grandes empresas

Uma ferramenta capaz de proporcionar diversas dessas inovações tecnológicas é o ERP SAP Business One. Ele possui BI, armazenamento em nuvem, IA, e promove integração total do negócio, isso tudo em tempo real. Por conta disso, o SAP potencializa a gestão de grandes empresas sem a necessidade de altos investimentos.

Portanto, para colocar a organização em uma posição competitiva, vale a pena investir em uma solução única, que seja robusta e moderna, como um sistema de gestão SAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.