ERP na nuvem é bom? Veja 6 principais perguntas respondidas

ERP na nuvem é um tipo de sistema de gestão que fica hospedado em um servidor que está fora da empresa. Quando está na nuvem, o software está instalado num espaço seguro que integra os setores da companhia de maneira confiável e eficiente.

Quer saber se o ERP na nuvem é bom? Separamos alguns fatos sobre o sistema de gestão.

1 – Qual a diferença entre um ERP na nuvem e um ERP local?

O ERP na nuvem é hospedado em um datacenter que contém toda infraestrutura necessária para permitir o uso dessa ferramenta e não depende de nenhuma instalação nos computadores da empresa, tudo é acessado pela internet. Por exemplo: Servidor de banco de dados, Servidor de Aplicação, Servidor de Integrações, Firewall, Antivírus, nobreak, ar condicionado, serviços de monitoramento e acompanhamento, etc.

Toda a estrutura é “elástica”, isto é, pode ser mudada rapidamente de acordo com as demandas.

Já no ERP local, toda infraestrutura necessária deve ser disponibilizada no espaço da empresa. Isso requer um investimento bastante grande e, muitas vezes, o monitoramento adequado não é realizado – o que pode aumentar a vulnerabilidade para invasões. Por fim, há toda a necessidade de investimento para aumentar disponibilidade de uso, ou, quando é preciso fazer alguma atualização tecnológica.

2 – O ERP na nuvem é seguro?

Sim, um sistema de gestão na nuvem é seguro – inclusive, pode ser mais seguro do que um ERP local.

Primeiro, porque o software tem uma série de camadas de proteção que impedem usuários desautorizados de acessarem as informações armazenadas ali dentro. Além disso, tudo é devidamente configurado para bloquear qualquer outro tipo de tentativa de ataque externo. São etapas robustas de segurança.

Por fim, o ERP na nuvem não corre o risco de ter informações perdidas por conta de algo bastante trivial, como invasão de hackers, roubo de equipamento ou defeito de hardware – como um curto circuito que inutiliza a máquina, por exemplo.

Um ERP na nuvem está seguro contra invasões e perdas de informação por mau uso de hardware.

3 – O ERP na nuvem é mais barato?

Na verdade, o ERP na nuvem é um investimento que costuma ter melhor custo-benefício, sim. Especialmente a longo prazo.

Isso acontece porque uma vez que boa parte de seu escopo é configurada num servidor próprio que está fora da empresa, o sistema não exige tanto dos computadores – máquinas mais simples para os colaboradores já resolvem a demanda. Além disso, as atualizações e manutenções costumam ser mais fáceis quando o software está integrado em uma plataforma online.

4 – Qual ERP na nuvem nuvem é mais confiável?

O ERP na nuvem da SAP é referência em segurança e compliance. Embora existam inúmeros fornecedores de sistema de gestão no mercado, o SAP Business One é totalmente confiável e seguro.

Isso acontece devido às camadas de segurança e serviços de monitoramento on-line com componentes que impedem a entrada de invasores e vazamento de dados. Além disso, é um software auditável – algumas agências reguladoras, como a Anvisa por exemplo, só aceitam sistemas de gestão com possibilidade de auditoria.

5 – Como contratar uma empresa de SAP?

Para contratar uma empresa de SAP você precisa pesquisar por fornecedores que sejam parceiros oficiais da multinacional e tenham experiência de mercado. É o caso da EasyOne, por exemplo. Há mais de 12 anos no mercado é parceira oficial da SAP e já implementou ERP da SAP na nuvem em empresas das áreas de distribuição, indústria e serviços.

Leia também: Ferragens Negrão agora é SAP com a EasyOne.

6 – Minha empresa vai ter mais sucesso com um ERP?

Empresas que utilizam o SAP Business One costumam aumentar mais de 85% da velocidade de fechamentos financeiros e contábeis, mais de 80% da velocidade de processos de compra, mais de 44% de integração entre as áreas e têm um ganho de mais de 16% na produtividade.

Aqui, nos depoimentos de clientes da EasyOne, é possível ver casos de redução de custo e crescimento organizado e consistente de empresas que escolheram o software – inclusive, nas versões na nuvem.

Portanto, com a implementação do ERP adequada às necessidades do negócio e feita por meio de uma consultoria especialista em SAP, é possível esperar por resultados positivos.

Aproveite e peça um orçamento do ERP SAP para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + quinze =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.