Indústria 4.0: o que é, benefícios e como sua empresa pode aproveitar o cenário

como acelerar performance: ceo olhando o celular
Como acelerar performance da equipe e da liderança
04/06/2019
como fazer preço - guia para precificação - imagem de peças de roupa com desconto
Como fazer preços: baixe grátis guia de como precificar corretamente
03/07/2019
Exibir tudo

Indústria 4.0: o que é, benefícios e como sua empresa pode aproveitar o cenário

Indústria 4.0: homem controlando máquina com um tablet

Industria 4.0 é a revolução que estamos vivendo. Por meio da fusão entre mundo digital e físico, ela é a nova forma das empresas produzirem e impacta todas as tendências de consumo e mercado, dia após dia.

Sua empresa já faz parte dessa revolução? Está no caminho certo? Quer fazer parte do futuro? Então conheça um pouco mais sobre a indústria 4.0!

O que é a indústria 4.0

A indústria 4.0 é quarta revolução industrial, conhecida também como manufatura avançada. Trata-se da integração entre tecnologias, análise de dados e customização. Essencialmente, é informação possibilitando ação, por meio da tecnologia.

Características da indústria 4.0

Nesse sentido, a indústria 4.0 é marcada por:

Inteligência artificial

Computador simula o pensamento humano e conseguem analisar problemas e tomar decisões, automatizando processos de sistemas e robôs.

Internet das coisas

Máquinas são conectadas à internet e conseguem, por meio de informação, executar tarefas.

Big Data

A capacidade de armazenamento de enorme volume de dados diferentes e a análise muito rápida de todos esses dados.

Sistemas ciber-físicos

Fusão entre digital e físico. Todos os objetos e procedimentos que ocorrem dentro da indústria também são digitalizados, ou seja, viram dados. Esses dados, por sua vez, são usados como informação para dar mais inteligência e assertividade a cada processo.

Manufatura aditiva

Popularmente conhecida como impressão 3D, trata-se de um processo onde sistema e máquina se conectam para montar sem desperdício. Ou seja, o software dá as coordenadas e a impressora fabrica o item camada por camada, adicionando os materiais necessários para dar forma ao projeto que está no computador aproveitando ao máximo a matéria-prima.

SynBio

Convergência de sistemas, computadores, engenharia, biologia e química. A indústria 4.0 proporciona um cenário promissor para os setores médicos, uma vez que mistura a informação com a tecnologia para projeto e criação de célula, enzima e outros componentes biológicos.

 

Leia também: Sistema de gestão que atende norma da Anvisa

 

Exemplo de indústria 4.0

Numa montadora, por exemplo, uma peça tem um código de identificação que fica armazenada no sistema. O sistema, por sua vez, acompanhará todo o ciclo da peça – da chegada na fábrica à utilização para a montagem do produto.

O software consegue saber quantas peças entram, estado da peça e até se ela está com algum defeito, impedindo a montagem do equipamento com o item danificado e trocando-o por outro.

 

Indústria 4.0: imagem de um servidor grande simbolizando Big Data

Big Data: uma quantidade enorme de informações diferentes que são interpretadas rapidamente. Isso é parte da Industria 4.0 (Imagem: Pexels)

Benefícios da indústria 4.0

O principal benefício da indústria 4.0 é o aumento da produtividade e a redução de custos. A tecnologia dos sistemas que se comunicam com as máquinas de forma inteligente permite que mais seja feito em menos tempo – e com minimização máxima de erros, retrabalhos e desperdício.

Além disso, a indústria 4.0 permite que as empresas conheçam mais o seu consumidor, entendendo o que precisam ter no estoque, o que precisam produzir, o que devem entregar, como prestar serviço e atender melhor.

Como está a indústria 4.0 no Brasil

De acordo com o Confederação Nacional da Indústria, sete a cada dez grandes empresas utilizam uma tecnologia da indústria 4.0, no Brasil. Mesmo assim, de todas as indústrias brasileiras, apenas 4% operam no formato de manufatura avançada, segundo a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial.

Aqui, mora a oportunidade para empresas que ainda não investiram em soluções da indústria 4.0. Ao escolher sistemas que permitem mais integração entre digital e físico, que é a essência da manufatura avançada, a produtividade aumenta e a competitividade também. Você sai na frente.

 

Indústria 4.0: imagem de indústria com tecnologias

Há muita oportunidade para a indústria brasileira avançar na quarta revolução. (Imagem: Pexels)

 

Uma pincelada de história: onde está a indústria 4.0 na linha do tempo?

Conceito criado pelos alemães em 2010, a indústria 4.0 segue na fila das revoluções. Entenda a trajetória.

  • Primeira revolução industrial: aconteceu há mais de 250 anos na Inglaterra. É a geração da máquina a vapor e das linhas de produção.
  • Segunda revolução industrial: a industrialização avança para toda a Europa, chega nos Estados Unidos e também no Japão. Aqui, a marca é a eletricidade.
  • Terceira revolução industrial: acontece depois da Segunda Guerra Mundial, e é caracterizada pela automação e uso da robótica.
  • Quarta revolução industrial: a indústria 4.0 ou de manufatura avançada. Marcada pela fusão entre digital e físico, consiste em tecnologias que armazenam dados e os transformam em informações úteis para que as máquinas e sistemas operam com muito mais assertividade.

Como preparar sua empresa para a quarta revolução industrial

Parece tema do futuro, mas a indústria 4.0 já é o presente. Uma forma eficiente de preparar a empresa para essa revolução, que já está acontecendo, é usar sistemas de gestão integrada.

O SAP Business One, por exemplo, integra todas as áreas da empresa em tempo real e consegue projetar informações que influenciam diretamente na produtividade, vendas, redução de custo e tomada de decisão.

  • Produção: com o SAP B1, entradas e saídas do estoque são automatizadas e você sabe exatamente o que comprar e quando comprar. Através desses dados, o sistema também faz projeções de vendas e mostra indicadores. Eles permitem compreender seu consumidor – e oferecer o que o cliente deseja.
  • Serviço e distribuição: com o SAP B1 todas as informações sobre prestação de serviço e distribuição são armazenadas em tempo real e seguem o fluxo dentro do sistema de acordo com as etapas de execução.
  • Contabilidade e finanças: para todas as áreas de negócio, o SAP B1 atua de forma inteligente e ágil no faturamento, emissão de notas fiscais e controle de fluxo de caixa.

Tudo isso, faz com que sua empresa aumente em 44% a integração das áreas, eleve em mais de 80% a velocidade dos fechamentos financeiros, tenha mais de 95% de precisão em indicadores e aumente em mais de 16% a produtividade.

 

Faça um test drive do SAP Business One

Com quem contar para ficar mais perto da indústria 4.0

A EasyOne Consultoria é especialista em SAP Business One e pode ajudar sua empresa a elevar resultados por meio do sistema de gestão compatível com os conceitos da indústria 4.0.

Assista alguns de nossos cases de sucesso.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *