6 benefícios da gestão de estoque para sua empresa

Os benefícios da gestão de estoque vão do dia a dia operacional aos resultados. Segundo o Sebrae, por exemplo, gerir os depósitos é equilibrar compras, armazenamento e entregas.

Já um artigo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), publicado no periódico científico da instituição – Revista Gestão Industrial, destaca a gestão de estoque como um elemento que merece cuidado, uma vez que tem importância no papel operacional e financeiro das empresas.

E para ajudar você a entender mais sobre isso, preparamos uma lista com os 6 principais benefícios da gestão de estoque. Confira!

 

1. Redução de custos

Um dos principais benefícios da gestão de estoque é a redução de custos, que acontece em vários aspectos. Um estudo divulgado no periódico Revista Eletrônica Produção & Engenharia, por exemplo, aponta que o gerenciamento de estoque eficiente ajuda a manter custos os mais baixos possíveis, sem interferir nos níveis de segurança ou volumes para o atendimento de demandas.

Uma das formas que a redução de gastos se concretiza é através da contenção de desperdício. Com um controle de depósito bem feito, mercadorias não são extraviadas nem perdem o prazo de validade. O que significa menos despesas desnecessárias de reposição.

Outra forma de economizar dinheiro por meio da gestão de estoque é minimizando erros de expedição. Com sistemas de gestão verdadeiramente integrados, como o SAP Business One , é possível encontrar com exatidão cada item do depósito e, em tempo real, registrar entradas e saídas. Em outras palavras, pedidos são montados com maior exatidão e enviados corretamente.

Vale lembrar que cada pedido enviado com erro pode custar caro para a empresa, como explicamos neste post sobre sistemas WMS.

Além disso, a gestão do estoque permite que as compras sejam feitas na hora certa, o que colabora significativamente com o orçamento da empresa.

 

2. Aumento de produtividade

A gestão do estoque por meio de um sistema integrado como o SAP Business One pode aumentar em, pelo menos, 16% a produtividade. E existem dois motivos importantes para que isso aconteça. Primeiro, atividades cotidianas passam a ser automatizadas, o que consome menos tempo da equipe para a execução da tarefa.

Em paralelo, o segundo motivo é a redução de falhas humanas. Com isso, há menos necessidade de correção e retrabalho.

 

3. Planejamento de compras mais preciso

Mais um dos importantes benefícios da gestão de estoque é a possibilidade de fazer as compras no momento certo do ponto de reposição.

Segundo o especialista Hong Yuh Ching, em Gestão de Estoques na Cadeira de Logística Integrada, esse ponto otimiza os investimentos. Dessa forma, o ressuprimento ocorre a tempo de não haver perda de venda e nem aumento de custos com depósito sobrecarregado.

 

Benefícios da gestão de estoque: gestor analisando indicadores de redução de custos em frente ao computador.
Benefícios da gestão de estoque: é possível planejar melhor as compras e reduzir custos. (Imagem: FreePik)

 

4. Oportunidades de negócio

Por falar em vendas, saber o que há no depósito garante que a empresa não perca negócio por falta de itens. E não é só isso: ao deixar de vender por falta de produto, abre-se espaço para a concorrência. Portanto, é possível dizer que a gestão de estoque ajuda a manter a empresa em níveis competitivos sólidos com os demais players de mercado.

 

5. Melhor relacionamento com o cliente

Inúmeras pesquisas apontam o mau atendimento como um dos principais fatores para perda de clientes, vendas e oportunidades. O levantamento da companhia americana especialista em pesquisas, Dimensional Research, por exemplo, mostra que 59% dos clientes não voltam a comprar de empresas em que foram mal atendidos e 55% deles vão para o concorrente.

Para completar, um estudo divulgado na revista Forbes aponta que a indústria perde aproximadamente U$S 62 bilhões anualmente, por conta de atendimento ruim.

Enquanto isso, receber o pedido certo e dentro do prazo faz parte da percepção de atendimento que o cliente tem. E é justamente nesse ponto que a gestão de estoque traz mais do que um benefício. Traz o diferencial.

Afinal, sistemas de gestão de estoque como o SAP B1 ajudam a minimizar falhas de tal natureza. Com rastreabilidade e atualização em tempo real, há matéria-prima no estoque para que o pedido seja montado em menos tempo, e, há precisão para que a expedição não seja equivocada.

 

Benefícios da gestão de estoque: cliente recebendo seu pedido na porta de casa.
Benefícios da gestão de estoque: clientes recebem seus pedidos corretamente e na hora. Melhor para as vendas, melhor para a marca. (Imagem: FreePik)

6. Compreensão do cliente

Estrategicamente falando, os benefícios da gestão de estoque vão além. Com registros precisos sobre saídas, é possível entender o comportamento do consumidor e a sazonalidade das vendas.

Essas informações preciosas sobre o que o cliente mais compra em cada época do ano, permitem o desenvolvimento de estratégias diferentes para vender e lucrar mais. Promoções, ofertas e até estudos de precificação podem ser criados a partir de insights provenientes dos dados do depósito.

Vale lembrar que o SAP Business One, implementado pela EasyOne Consultoria, proporciona indicadores estratégicos. Eles são baseados nas informações do estoque, facilitando a visualização desses números e a tomada de decisão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.