6 custos que sua empresa pode reduzir

Reduzir custos é um dos principais objetivos dos empresários. E do cotidiano às decisões estratégicas, existem práticas que colaboram com o corte de desperdícios e melhoram os resultados do negócio.

Por isso, preparamos esta lista com 6 dicas para economizar na empresa. Confira!

Reduzir custos com internet e telefone

Uma boa dica de como economizar dinheiro na empresa é revendo os contratos de internet e telefone. Geralmente, as operadoras oferecem pacotes de serviço interessantes para pessoa jurídica. Mas é comum que a conta dos clientes mais antigos encareça enquanto as ofertas para novos consumidores sejam mais vantajosas.

Portanto, de tempos em tempos, reveja o quanto a sua empresa paga pelos serviços de comunicação e dialogue com a operadora para renegociar os preços e aproveitar novas promoções.

Papel e impressão

Uma folha A4 impressa custa de cinco a dez centavos, levando em consideração o preço do papel e da tinta. Parece pouco, mas no montante anual se torna um gasto significativo com material de escritório.

É por isso que evitar impressões desnecessárias é uma ótima maneira de diminuir despesas. Além disso, sua empresa acaba contribuindo com o meio ambiente – e de acordo com o Sebrae, ao adotar práticas mais amigáveis à natureza é possível economizar e até aproveitar oportunidades de negócio.

Oriente sua equipe a priorizar os meios digitais, imprimir dos dois lados da folha e, quando possível, usar as modalidades de economia dos equipamentos e papéis de rascunho. Deixe as impressões coloridas apenas para contratos e apresentações destinadas aos clientes que fazem questão do material em mãos.

Copos de plástico

Um copo de plástico descartável, do mais simples, sai por aproximadamente três centavos. Imagine que cada funcionário tome em média dois cafezinhos e dois copos de água por dia, em horários distintos. Doze centavos parecem insignificantes – até você fazer a soma. Numa empresa com 20 funcionários, são mais de R$ 500, literalmente, jogados fora todos os anos.

Nesse caso, a dica é abolir o uso de copos descartáveis e incentivar a equipe a trazer sua própria xícara. Você também pode fazer alguns recipientes de vidro com a logo da empresa, para servir a clientes e fornecedores que visitam a sede. É um investimento inicial que se paga em pouco tempo.

Usar xícaras ao invés de copos de plástico descartável é uma forma simples de economizar.

Energia elétrica

De acordo com especialistas, é possível reduzir até 50% da conta de luz com atitudes simples e algumas substituições. E tudo começa na escolha dos equipamentos. Aparelhos com o selo A do Inmetro consomem bem menos energia – um refrigerador nessa categoria, por exemplo, gasta 40% menos eletricidade do que os mais antigos.

Aproveitar o dia e a ventilação natural também são formas de economizar energia elétrica na empresa. Se for preciso usar o ar-condicionado e iluminação artificial, escolha equipamentos projetados para gastar menos, mantenha as portas e janelas fechadas e utilize lâmpadas de LED. E vale a máxima: o último a sair apaga a luz.

Gerenciamento de estoque para reduzir custos

Produtos vencidos ou extraviados, falta de material para fechar vendas, erros no fechamento do pedido, atrasos no prazo de entrega e quebra do ciclo produtivo. Essas são só algumas das consequências negativas do gerenciamento de estoque ineficiente.

Ocorre que, ao gerenciar o armazém da sua empresa de forma eficaz, você não perde produtos, vendas e lucros. Por isso, é fundamental contar com um sistema de gerenciamento de estoque integrado para reduzir custos expressivos e até melhorar seus resultados.

O SAP Business One oferece as soluções de gestão de armazém em tempo real para que as pequenas, médias e grandes empresas tenham todas as informações necessárias e confiáveis sobre o estoque.

O investimento para a implementação de gestão de estoques e depósitos vale a pena porque traz retornos palpáveis e melhoram toda a operação – como rastreamento dos produtos, fluxo de caixa, contabilidade e produção. Você pode solicitar um orçamento com a EasyoOne Consultoria, que parceira SAP há mais de 14 anos.

Um sistema integrado de gerenciamento de estoque reduz custos expressivos e melhora os resultados da empresa

Contratações e demissões

Ainda existe bastante discussão sobre os índices aceitáveis de turnover. Enquanto alguns especialistas afirmam que a taxa não deve passar de 5%, outros salientam que esse valor varia dependendo de diferentes fatores. Idalberto Chiavenato em seu livro Recursos Humanos, por exemplo, aponta que as taxas mudam conforme o ramo de atuação, localização e até aspectos econômicos do mercado.

Mas independentemente dessas variáveis, a regra é a mesma: a taxa de rotatividade precisa se manter dentro do que permanece saudável para a empresa. Em outras palavras, contratações e demissões que causam rombos no orçamento ou levam os gastos para além do planejado precisam ser evitadas.

Isso, porque na conta entram os custos com rescisão de contrato, despesas com seleção, perda de produtividade enquanto a vaga está vazia e rachaduras da identidade organizacional da empresa.

E como diminuir tais perdas? Um dos momentos cruciais está na seleção: é fundamental procurar por colaboradores e fornecedores comprometidos, com a experiência adequada para as funções e, principalmente, que se identifiquem com a empresa e negócio.

Além disso, é importante desenvolver políticas para reter talentos – o que nem sempre se resume só no salário e benefícios. A liderança pode tentar criar um ambiente agradável, dar feedbacks e fazer os funcionários sentirem-se parte de uma comunidade.

Leia também: 4 Indicadores de vendas que toda a equipe deve avaliar

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