Crescimento da empresa: 3 medidas fundamentais para negócios que estão crescendo

Buscar o crescimento da empresa é uma das missões mais importantes para empresários e gestores. Faz sentido, já que a ascensão dos negócios é um indicador de resultados positivos e oportunidades de mercado.

No entanto, quando a empresa começa a crescer muito, é comum que os empreendedores lidem com algumas dúvidas referentes à saúde da organização. Por isso,separamos as principais soluções que a liderança precisa desenvolver para manter o crescimento da empresa de forma ordenada e verdadeiramente lucrativa.

Confira!

1- Estruture o setor de RH

É comum que pequenas empresas não contem com um setor de recursos humanos estruturado. Na maioria dos casos, os profissionais da área administrativa conseguem dar conta do serviço de recrutamento, enquanto os gestores ficam com a tarefa de seleção.

Mas, segundo especialistas em matéria para a revista Valor Econômico, o RH é um setor que contribui de forma estratégica com a empresa. Isso, porque além de focar nos processos seletivos de forma muito mais qualificada, a área de recursos humanos ajuda a disseminar a identidade organizacional da companhia.

E para pequenas e médias empresas, em especial quando estão em crescimento, consolidar a identidade corporativa junto aos funcionários é essencial.

Ao entender os valores da companhia, o colaborador tende a se sentir parte do ecossistema e veste a camisa – conclusão já bem conhecida e disseminada por diversos estudiosos de gestão, como o autor Joey Reiman, em seu livro Propósito, por exemplo.

2 – Escolha um sistema de gestão integrado e que acompanhe o crescimento da empresa

Crescimento da empresa significa, na maioria dos casos, mais resultados. Mas também significa mais demandas, mais compras, mais pagamentos. Resumidamente, quanto mais um negócio cresce, de mais controle ele precisa.

Mas, isso não é ruim. Ao contrário: a necessidade de buscar por mais precisão na administrarão é um sinal de que a empresa está indo bem. E é, também, uma oportunidade de melhorar a competitividade do negócio e fortalecê-lo no mercado.

No entanto, sistema de gestão para pequenas e médias empresas precisa ser integrado. Ou seja, deve conectar todas as áreas em tempo real. É o caso do SAP Business One, por exemplo, que trata-se de um erp completo e desenvolvido para empresas de todos os tamanhos – inclusive pequenas e médias.

Outro detalhe importante do SAP Business One é que ele acompanha o crescimento da empresa. Conforme ela aumenta e suas necessidades mudam, o sistema se adapta.

E por que isso tudo é importante?

Porque com um sistema integrado de gestão para pequenas e médias empresas como o SAP Business One, é possível aumentar em 95% a precisão de relatórios e previsões, aumentar em mais de 80% a velocidade de fechamentos contábeis e financeiros e até melhorar em, pelo menos, 16% a produtividade da companhia.

Aproveite e baixe grátis o e-book sobre o SAP Business One para entender mais sobre como um sistema de gestão como esse pode ajudar sua empresa.

3 – Incentive os talentos da casa

Quando a empresa começa a crescer, passa a ter visibilidade no mercado como um todo – novos clientes e candidatos prestam atenção na marca. Mas, a concorrência também fica atenta.

Portanto, para manter baixos os índices de rotatividade e assegurar-se de que colaboradores talentosos permaneçam no quadro da companhia, é fundamental procurar por formas de incentivar o time.

De acordo especialista em entrevista para o jornal O Globo, por exemplo, algumas estratégias ajudam a motivar e engajar a equipe. Promover uma comunicação clara entre as pessoas, definir metas para gerar comprometimento, recompensar o time quando as metas são atingidas e até promover momentos de descontração são ações que promovem um bom nível de engajamento da equipe com a empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.