Valuation: como aumentar o valor da empresa

5 Indicadores de Vendas que toda equipe deve avaliar
19/02/2019
ERP: o que é e por que investir em um sistema de gestão integrada
28/02/2019
Exibir tudo

Valuation: como aumentar o valor da empresa

Aumentar o valor da empresa é uma boa estratégia para conseguir investidores ou até para vender o negócio. Conhecido no mercado pelo termo valuation, o cálculo considera principalmente a capacidade de gerar caixa e crescer. E para aumentar essa estimativa, é importante investir em alguns setores. Confira!


Capacidade de gerar caixa

Um dos aspectos mais importantes no cálculo do valor de uma empresa é a capacidade que ela tem de gerar caixa e mantê-lo organizado. Afinal, dinheiro disponível significa que o negócio dá resultado e tem uma boa gestão financeira.

O ponto de partida é oferecer produtos e serviços de qualidade, além de investir em boas estratégias de venda. Mas não para por aí, já que a administração das contas a pagar e a receber também interfere na saúde do caixa.

Nesse sentido, uma boa recomendação é identificar os clientes que pagam em dia e desenvolver incentivos para quem quita as compras dentro do vencimento. Além disso, manter as contas a pagar no prazo é fundamental para evitar juros e multas que corroem o orçamento. Uma boa capacidade de inovação e de competição com a concorrência são fatores que também contribuem para a oxigenação do caixa.


Fidelização dos clientes

Clientes fidelizados somam até 65% das vendas, de acordo com o Instituto Endeavor. Além disso, em seu livro Princípios de Marketing, o professor Philip Kotler explica que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar. E Steve Denning, na obra The Secret Language of Leadership (A Linguagem Secreta da Liderança), diz que os clientes fiéis podem ser uma legião de porta-vozes para a marca.

Não à toa, essa é uma forma interessante de melhorar o valuation. A primeira dica dos especialistas sobre como fidelizar clientes é apostar no atendimento – entender seu consumidor e tratá-lo como ele gostaria é fundamental. Outro método essencial é oferecer tratamento diferenciado aos que já são fiéis.

 

O relacionamento com os clientes constrói a fidelização, que é fundamental para agregar valor à empresa e aumentar o valuation. (Imagem: FreePik)


Sistemas de gestão confiáveis

Um sistema de gestão integrado confiável é fundamental para as operações da empresa, já que entrega de forma precisa os dados mais importantes sobre vendas, fluxo de caixa, produção e estoque. Mas não é só isso: dependendo da ferramenta, é possível incrementar significativamente o valor do negócio.

É o caso do sistema SAP Business One, que comprovadamente pode aumentar em pelo menos 13% o valor de mercado de uma companhia. Isso, porque trata-se de uma ferramenta líder, verdadeiramente integrada e que colabora com a total transparência das operações da empresa.

 

Aproveite e conheça um pouco mais sobre o SAP e a EasyOne, parceiras há mais de 10 anos.


Cuidados com marca, patrimônio e equipe

Segundo o Sebrae, a marca funciona como o DNA do negócio – ela expressa os valores da empresa e estabelece uma relação com o consumidor. E como está diretamente ligada ao potencial de mercado, investir na força da marca e na forma como ela é percebida faz a diferença para calcular o valor da empresa.

Além disso, o patrimônio físico entra na conta. As instalações e maquinário da companhia, quando bem cuidados, podem ser reaproveitados pelo comprador ou bem avaliados pelo investidor, fazendo parte da soma.

Quanto à equipe, colaboradores felizes trabalham melhor. Segundo levantamento da consultoria norte-americana especialista em carreiras Right Management, funcionários motivados são 50% mais produtivos. Além disso, o CEO da Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa, diz em entrevista para o portal G1 que o impacto do ambiente corporativo nos negócios da empresa é nítido.

Não é à toa que os índices de turnover e pesquisas internas de satisfação têm peso no valuation.

 

Valuation: colaboradores motivados geram resultados e ajudam a aumentar o valor do negócio. (Imagem: FreePik)


Como aumentar o valuation: conclusão

Portanto, para aumentar o valor da sua empresa é importante investir em algumas frentes:

  • Produtos e serviços de qualidade;
  • Capacidade de gerar um caixa sólido e constante;
  • Habilidade para inovar se for preciso;
  • Competitividade;
  • Fidelização dos clientes;
  • Utilização de sistemas de gestão, como o SAP Business One;
  • Atenção com a marca;
  • Cuidados com o patrimônio;
  • Motivação da equipe.

Dica de leitura complementar: Como economizar dinheiro – 6 gastos que sua empresa pode reduzir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *