Aumentar o valor da empresa é uma boa estratégia para conseguir investidores ou até para vender o negócio. Conhecido no mercado pelo termo valuation, o cálculo considera principalmente a capacidade de gerar caixa e crescer. E para aumentar essa estimativa, é importante investir em alguns setores. Confira!
Capacidade de gerar caixa
Um dos aspectos mais importantes no cálculo do valor de uma empresa é a capacidade que ela tem de gerar caixa e mantê-lo organizado. Afinal, dinheiro disponível significa que o negócio dá resultado e tem uma boa gestão financeira.
O ponto de partida é oferecer produtos e serviços de qualidade, além de investir em boas estratégias de venda. Mas não para por aí, já que a administração das contas a pagar e a receber também interfere na saúde do caixa.
Nesse sentido, uma boa recomendação é identificar os clientes que pagam em dia e desenvolver incentivos para quem quita as compras dentro do vencimento. Além disso, manter as contas a pagar no prazo é fundamental para evitar juros e multas que corroem o orçamento. Uma boa capacidade de inovação e de competição com a concorrência são fatores que também contribuem para a oxigenação do caixa.
Fidelização dos clientes
Clientes fidelizados somam até 65% das vendas, de acordo com o Instituto Endeavor. Além disso, em seu livro Princípios de Marketing, o professor Philip Kotler explica que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar. E Steve Denning, na obra The Secret Language of Leadership (A Linguagem Secreta da Liderança), diz que os clientes fiéis podem ser uma legião de porta-vozes para a marca.
Não à toa, essa é uma forma interessante de melhorar o valuation. A primeira dica dos especialistas sobre como fidelizar clientes é apostar no atendimento – entender seu consumidor e tratá-lo como ele gostaria é fundamental. Outro método essencial é oferecer tratamento diferenciado aos que já são fiéis.
O relacionamento com os clientes constrói a fidelização, que é fundamental para agregar valor à empresa e aumentar o valuation. (Imagem: FreePik)
Sistemas de gestão confiáveis
Um sistema de gestão integrado confiável é fundamental para as operações da empresa, já que entrega de forma precisa os dados mais importantes sobre vendas, fluxo de caixa, produção e estoque. Mas não é só isso: dependendo da ferramenta, é possível incrementar significativamente o valor do negócio.
É o caso do sistema SAP Business One, que comprovadamente pode aumentar em pelo menos 13% o valor de mercado de uma companhia. Isso, porque trata-se de uma ferramenta líder, verdadeiramente integrada e que colabora com a total transparência das operações da empresa.
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Cuidados com marca, patrimônio e equipe
Segundo o Sebrae, a marca funciona como o DNA do negócio – ela expressa os valores da empresa e estabelece uma relação com o consumidor. E como está diretamente ligada ao potencial de mercado, investir na força da marca e na forma como ela é percebida faz a diferença para calcular o valor da empresa.
Além disso, o patrimônio físico entra na conta. As instalações e maquinário da companhia, quando bem cuidados, podem ser reaproveitados pelo comprador ou bem avaliados pelo investidor, fazendo parte da soma.
Quanto à equipe, colaboradores felizes trabalham melhor. Segundo levantamento da consultoria norte-americana especialista em carreiras Right Management, funcionários motivados são 50% mais produtivos. Além disso, o CEO da Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa, diz em entrevista para o portal G1 que o impacto do ambiente corporativo nos negócios da empresa é nítido.
Não é à toa que os índices de turnover e pesquisas internas de satisfação têm peso no valuation.
Valuation: colaboradores motivados geram resultados e ajudam a aumentar o valor do negócio. (Imagem: FreePik)
Como aumentar o valuation: conclusão
Portanto, para aumentar o valor da sua empresa é importante investir em algumas frentes:
- Produtos e serviços de qualidade;
- Capacidade de gerar um caixa sólido e constante;
- Habilidade para inovar se for preciso;
- Competitividade;
- Fidelização dos clientes;
- Utilização de sistemas de gestão, como o SAP Business One;
- Atenção com a marca;
- Cuidados com o patrimônio;
- Motivação da equipe.
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