Segurança de dados nas empresas: dicas de proteção e LGPD

Indústria química: consultoria SAP para indústrias, pequenos recipientes representando um laboratório
Indústria química: 3 cuidados essenciais para melhorar resultados
02/10/2019
Redução de inadimplência: foto de planilhas
Redução de inadimplência: como o SAP Business One ajuda a receber pagamentos em dia
25/10/2019
Exibir tudo

Segurança de dados nas empresas: dicas de proteção e LGPD

Segurança de dados: imagem de um cursos sobre a palavra security

A segurança de dados nas empresas é uma preocupação da maioria dos gestores. Faz sentido, já que as informações de uma companhia – sejam elas do próprio negócio ou sobre seus clientes – têm extrema importância estratégica e operacional.

 

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve entrar em vigor em 2020. Regulamentando a tratativa de dados de clientes, a legislação exigirá ainda mais cuidado sobre informações de tal natureza. As multas, aqui, podem chegar em até R$ 50 milhões.

 

Portanto, seja sua empresa uma indústria, distribuidora, prestadora de serviço, varejo físico ou e-commerce, ela deve promover a segurança de dados. Isso é fundamental para garantir a eficiência do negócio, resultados positivos e conformidade com a lei.

 

E para contribuir com o que você sabe sobre a segurança de dados nas empresas, preparamos este artigo com os principais pontos para conhecer. Acompanhe.

 

Segurança de dados nas empresas: o que é

 

Como o nome sugere, a segurança de dados é a proteção de informações do negócio, dos clientes e das pessoas, dentro de uma companhia. Sendo assim, relaciona-se com os mecanismos utilizados pela empresa para garantir a integridade, confiabilidade e confidencialidade dessas infos.

  • Dados como estratégias de venda, novos produtos, novos projetos, pesquisa de mercado, lucros e funcionários fazem parte das informações da própria empresa.
  • Enquanto isso, informações sobre faturamento, preferências de consumo, necessidades, contatos, identificação ou outros dados sensíveis fazem parte da lista de informações sobre clientes que sua empresa possui.

 

Resumidamente, a segurança de dados trata-se de manter essas informações protegidas, especialmente contra vazamento.

 

Lei Geral de Proteção de Dados: entenda

 

Já a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a Lei 13.709, que regulamenta o tratamento de informações pessoais, ou seja, que podem identificar uma pessoa. Em outras palavras, essa lei prevê a forma como as companhias devem lidar com os dados que têm sobre consumidores e até sobre funcionários.

 

Em matéria para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o gerente-executivo de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) explica que muitas empresas não se viam como detentoras de informações, mas já perceberam que são – e precisam se adaptar.

 

Paralelamente, o diretor-executivo da Kaspersky comenta que muitas companhias pensam que não há motivos para se preocupar. Mas alerta: elas têm informações sobre seus funcionários e até um dentista precisa tomar conta dos dados de seu paciente.

 

Vazamentos de informações ou seu uso de forma inapropriada são puníveis. As multas são de 2% do faturamento e podem chegar em até R$ 50 milhões.

 

Aqui, portanto, entra o trabalho de segurança de dados em empresas: proteger as informações, tanto da companhia quanto dos clientes e das pessoas envolvidas em qualquer processo.

 

Segurança de dados: imagem de um computador com sistemas e códigos abertos

Promover a segurança de dados é fundamental para a saúde da sua empresa. (Imaem: FreePik)

 

Segurança de dados: como garantir a proteção de informações na empresa

 

Algumas tarefas ajudam a proteger as informações da sua companhia e de seus clientes. Veja.

 

1. Proteja a rede e a navegação

 

O ponto de partida para garantir a segurança de dados na sua empresa é bastante básico: proteger a navegação na internet e na rede. Para isso, instalar antivírus e firewall de qualidade é o primeiro passo. Esses programas costumam impedir que vírus se instalem nas máquinas e permitam a ação de hackers, que invadem arquivos e roubam informações.

 

Como uma medida extra de prevenção, é possível restringir o acesso a sites suspeitos ou de download de arquivos que não têm relação com a operação do dia a dia.

 

2. Use sistemas de gestão confiáveis e atualizados

 

Um sistema confiável promove as melhores práticas de gestão e também garante a segurança de dados nas empresas. É o caso, por exemplo do sistema SAP Business One.

 

Além de aumentar em 80% a velocidade de fechamentos e em 95% a precisão de previsões e indicadores, é referência mundial em segurança de dados e compliance.

 

Leia também: 10 fatos sobre o SAP Business One que você precisa saber

 

3. Conscientize e treine a equipe

 

Além de apostar em firewall, antivírus e sistemas de gestão confiáveis, é fundamental contar com a parte humana nesse processo. Por isso, uma alternativa eficiente é conscientizar o time sobre a necessidade de cuidado com as informações e treiná-lo para identificar riscos.

 

Nesse sentido, é possível promover cursos internos, pequenas imersões ou até reuniões esporádicas de conscientização sobre a responsabilidade individual nesse processo.

 

4. Limite acessos

 

Outra estratégia de segurança de dados nas empresas é garantir camadas extras de proteção a partir de limites de acesso. No SAP Business One, por exemplo, é possível configurar a liberação de acesso à informação por usuário.

 

Segurança de dados em compliance: palestra do CEO da EasyOne Consultoria de SAP, Olavo Didyk

O CEO da EasyOne Consultoria de SAP, Olavo Didyk, em palestra sobre compliance e segurança de dados, na UFPR. (Imagem: EasyOne).

 

Seguranças de dados na empresa: como começar

 

O primeiro passo para garantir a segurança de dados da sua empresa é entender que tipo de informações sua empresa detém. Provavelmente, além de dados do próprio negócios, há dados sobre seus clientes e funcionários.

 

Então, desenvolva processos para proteger essas informações – considerar um apoio para identificar os pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e como ela afetaria sua empresa, também vale.

 

Implementar um processo adequado de instalação de programas de proteção e prevenção é fundamental. Além disso, é importante usar sistemas de gestão que ajudam na segurança de dados.

 

Aproveite e converse com nosso time de especialistas para entender como a EasyOne Consultoria de SAP pode contribuir com a segurança de dados no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *