Sustentabilidade e resultado na indústria: qual a relação

A sustentabilidade é um tema comum há alguns anos por causa da sua evidente importância social, mas nem sempre fica claro para os empreendedores da indústria a relação entre ela e os resultados na empresa. As dúvidas podem ser até no sentido de se vale a pena ou não investir em ações sustentáveis.

Neste artigo, portanto, te ajudaremos a entender essa relação e responderemos a algumas questões relacionadas com o tema. Acompanhe!

Entendendo a sustentabilidade

Primeiramente, vamos explicar o conceito de sustentabilidade e a diferença entre ele e o de desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade é um termo que foi instituído em 2002, durante Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (conhecida como Rio+10), e que abrange não apenas o desenvolvimento econômico, mas principalmente a perspectiva social, focando na igualdade entre indivíduos e nas ações ecológicas.

A ideia da sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais e a exploração deles por parte das pessoas, do governo e das empresas. O objetivo é preservar o meio ambiente enquanto a população prospera de forma saudável.

desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que supre as necessidades atuais de uma empresa sem comprometer os recursos para as gerações futuras. O conceito surgiu no relatório desenvolvido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1987.

Em resumo, é como se a sustentabilidade fosse a meta, e o desenvolvimento sustentável fosse o meio das empresas alcançá-la.

As indústrias e o desenvolvimento sustentável

Empresas que se preocupam com fatores que vão além do lucro, como o meio ambiente, os benefícios para sociedade e a inclusão social, são conhecidas como ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa em português). Portanto, a sustentabilidade empresarial é pautada pelo equilíbrio entre três pilares: a esfera social, a econômica, e a ambiental.

Atualmente, grandes empresas apostam na sustentabilidade empresarial através do desenvolvimento sustentável, especialmente as indústrias. Elas colocam em prática um conjunto de ações e políticas com foco nesses três pilares, tanto na produção das mercadorias, quanto nas operações e na gestão estratégica.

Indústria: investir em sustentabilidade traz resultados?

Investir no desenvolvimento sustentável é atualmente algo tão importante, que chega a ser determinante para o futuro da empresa.

Num primeiro momento pode parecer mais fácil e menos custoso não fazer tal investimento, mas o crescimento e sucesso da empresa tornam-se inviáveis a longo prazo. Além disso, iniciativas não-sustentáveis possuem um custo associado que podem não ser evidente incialmente, mas que fará diferença nos resultados da indústria ou do negócio.

Adotar políticas e ações sustentáveis é algo que deve ser considerado por qualquer empreendimento, independente do seu tamanho ou ramo de atuação. Mais do que uma responsabilidade social, trata-se de uma decisão estratégica importante.

Entenda os resultados que a sustentabilidade na indústria pode trazer.

1 – Aprovação do público

O primeiro impacto, e talvez mais buscado pelas indústrias com desenvolvimento sustentável, é a construção de uma imagem positiva perante os consumidores, clientes e usuários. Além de ganhar a simpatia do público de maneira geral, a marca fica mais forte, mais conhecida, e consequentemente aumenta seu valor geral no mercado. Isso, por si só, já seria suficientemente vantajoso para considerar o investimento válido.

2 – Maior interesse dos investidores

Outro resultado que a indústria sustentável pode esperar, é um maior nível de interesse e confiabilidade por parte dos investidores.

Larry Fink, responsável pela maior empresa de ativos do mundo, a BlackRock, publicou uma carta aberta mencionando o que ele chama de “descarbonização da economia”, que é justamente essa movimentação das empresas, do governo, e do dinheiro de modo geral em direção a uma economia mais sustentável. “Acredito que a descarbonização da economia global criará a maior oportunidade de investimento de nossa vida. Também deixará para trás as empresas que não se adaptarem, independentemente do setor em que estejam”, escreveu Fink.

Segundo ele, os chamados produtos verdes geralmente têm um custo mais alto atualmente, mas essa conta já está começando a fechar por conta do alto número de investidores que buscam essencialmente por empresas que colocam a sustentabilidade no centro da estratégia.

De acordo com números da BlackRock, os investimentos em ESG passaram de US$ 700 bilhões em 2018 para US$ 900 bilhões em 2019, o maior crescimento já registrado.

3 – Sustentabilidade financeira do negócio

Como mencionamos no começo do artigo, o desenvolvimento sustentável está embasado em três pilares, e um deles é a sustentabilidade econômica – e é justamente este que tem uma ligação mais direta com os resultados na indústria. A sustentabilidade precisa ser benéfica também para a própria empresa e as pessoas que trabalham nela.

É inegável a importância dos pilares social e ambiental, a partir do momento em que os benefícios são sentidos por toda a sociedade. Entretanto, se não houver um crescimento financeiro sustentável da indústria, os outros dois não se sustentarão.

Ela precisa ter a capacidade de produzir, investir e crescer de forma saudável, constante e duradoura. Isso significa que é necessário ter estabilidade financeira para continuar fazendo negócios que beneficiam não somente a própria indústria, mas os consumidores e a comunidade. Para que isso aconteça, a indústria deve ter lucros, e principalmente saber geri-los de maneira estratégica.

Isto está ligado a gestão eficiente de processos, a capacidade de produzir mais usando menos recursos, evitar desperdícios, aumentar a produtividade sem impactar o meio ambiente, e reduzir gastos.

Sustentabilidade: uma estratégia de gestão com SAP Business One para indústria

Um sistema de gestão apropriado para indústria, como o SAP Business One, é a melhor ferramenta para uma gestão estratégica com foco em resultados sustentáveis. Isso porque ele permite um controle eficiente do estoque, por exemplo, e ajuda a reduzir os desperdícios e extravios – o que representa economia de recursos.

Mensurando resultados

É importante mencionar que, na maioria dos casos, para que uma indústria consiga aumentar seu valor de mercado por conta das ações relacionadas a sustentabilidade, é necessário que ela tenha a capacidade de comunicar de maneira eficiente suas ações e os resultados obtidos. Apenas dessa forma os investidores e clientes tomarão conhecimento a respeito das medidas.

E para conseguir transmitir essas informações com a seriedade e confiabilidade que o tema exige, o gestor da indústria necessita levantar os dados e mensurar os resultados das ações através de relatórios integrados.

São estes relatórios integrados que fornecerão as estatísticas importantes para que os investidores e clientes saibam das ações e dos seus impactos. E para criar e gerenciar relatórios deste tipo, é importante contar com um software de gestão robusto e interativo.

É o caso do SAP Business One, que tem todas as ferramentas necessárias para uma gestão eficiente e geração de relatórios integrados. Com ele, é possível personalizar relatórios, apresentações de gráficos e de resultados, para filtrar os dados mais relevantes.

Comunicação interna

Outro detalhe importante a respeito da sustentabilidade na indústria é a importância da comunicação interna. Para alcançar resultados mais satisfatórios em menos tempo, além de ter um bom plano de ações, é preciso informá-lo da maneira mais clara possível para os colaboradores.

Se o time estiver ciente e alinhado a respeito das políticas de desenvolvimento sustentável, ficará muito mais fácil estabelecer este mindset internamente e seguir com o planejado. Com isso, é possível criar uma cultura organizacional focada na sustentabilidade. E nesse sentido, um sistema de gestão integrado possibilita atingir uma comunicação interna otimizada.

Com o SAP Business One fica muito mais fácil para os agentes de indústrias elevarem o nível da comunicação interna para o patamar profissional, uma vez que ele integra todos os setores e é 100% online. Mesmo assim, o SAP Business One é totalmente seguro e conta com proteções extra contra vazamento de dados, invasões de terceiros, e ainda é referência em compliance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.