Sistema de gestão para grande empresa é mesmo necessário?

Organizações de grande porte possuem um alto fluxo de informações e expressivo custo operacional – nesse sentido, será que um sistema de gestão para grande empresa é realmente necessário? É o que você vai descobrir a seguir, neste conteúdo onde abordamos os desafios das grandes operações e o que é preciso para superá-los. 

Aqui, você vai ver também como um software de gestão para empresa de grande porte opera, e ainda de que maneira o sistema SAP se adapta às necessidades de um negócio. Confira!

Software de gestão: empresa de grande porte é beneficiada?

A verdade é que um software de gestão para uma grande empresa é sim um recurso necessário. A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de empresas, especialmente as de grande porte. Nessa perspectiva, a inteligência artificial, a automatização de processos e outros tipos de avanços são capazes de otimizar a organização como um todo. 

Tarefas como gestão financeira de projetos, de relacionamento com o cliente (CRM) e performance corporativa são aprimoradas com o uso de sistemas de gestão integrado para empresas (ERP integrado).

Entretanto, antes de nos aprofundarmos neste assunto, vamos entender o que caracteriza de fato uma grande empresa.

Grandes, médias e pequenas empresas: o que são

De acordo com o IBGE, o tamanho das empresas é dividido de acordo com o número de colaboradores, ficando assim:

Indústrias

  • Acima de 500 colaboradores: empresa de grande porte
  • De 100 a 499 colaboradores: empresa de médio porte
  • De 20 a 99 colaboradores: empresa de pequeno porte
  • Até 19 colaboradores: microempresa

Porém, não há um consenso absoluto sobre o que é uma grande empresa, porque a Anvisa e o BNDES classificam o tamanho baseado no valor do faturamento anual, sendo que cada instituição estabelece valores diferentes para definir uma grande empresa. 

De maneira geral, podemos dizer que para estes órgãos, uma empresa de grande porte fatura anualmente entre R$ 20 milhões e R$ 300 milhões. 

O Software de Gestão Empresarial como um aliado

Independente do tamanho da corporação, um software de gestão empresarial facilita a administração e torna-a mais assertiva. Por este motivo, deve ser considerado um aliado de qualquer empreendedor.

A gestão de uma empresa concentra principalmente quatro funções: planejamento, organização, direção e controle. E quanto maior o seu tamanho, mais complexas ficam essas atividades. São mais pessoas envolvidas no processo e um número enorme de dados para processar – diariamente e com rapidez.

Por conta disso, usar de recursos tecnológicos que aumentam a precisão e diminuem o tempo é fundamental para o sucesso de organizações de grande porte. 

Desafios das grandes empresas

Veja alguns dos principais desafios que grandes e médias empresas enfrentam na sua gestão e entenda de que maneira um ERP pode ajudar.

1 – Financeiro

Tanto médias quanto grandes empresas precisam emitir um grande número de notas fiscais eletrônicas e boletos, e fazer o controle de contas a pagar e a receber diariamente. Sendo assim, um ERP integrado pode aumentar consideravelmente a velocidade dos fechamentos financeiros e ainda fazer integração bancária de forma segura.

Também é possível fazer a emissão automática de notas e boletos, aumentando a precisão que o setor precisa ter.

2 – Fiscal e Contábil

Controlar prazos fiscais e contábeis com eficiência em corporações maiores pode ser um desafio. O volume e o nível de complexidade são significativos. É necessário, então, ter um sistema que centralize essas informações, calcule os valores e notifique os pagamentos necessários para evitar multas e juros. 

3 – Operações

Também é importante apontar que um ERP traz indicadores de desempenho, permite eliminar tarefas repetitivas, fazer controle total do estoque, e ainda aumentar a produtividade. Por estes motivos, é altamente indicado para operações maiores e de alto nível.

4 – Estratégia 

Estratégias bem alinhadas são fundamentais para o sucesso de um grande negócio. Frequentemente, o gestor precisa desenvolver um planejamento estratégico assertivo, fazer o benchmarking, analisar relatórios gerenciais, entre outras atividades.

Nesse sentido, um sistema de gestão integrado consegue elevar a precisão de relatórios, indicadores e previsões, e disponibilizar informações estratégicas com apenas alguns cliques. Isso contribui para uma tomada de decisões mais fundamentada.

5 – Pessoas

Um sistema de gestão para uma grande empresa é necessário porque possibilita a administração completa de pessoas e permite a utilização de módulos especializados para gestão de folha de pagamento, por exemplo.

Isso porque o controle do RH numa grande corporação pode ser bastante desafiador, visto o número elevado de colaboradores.

6 – Clientes

Outro desafio das grandes e médias empresas é a gestão de clientes. Atualmente, é importante ter um bom relacionamento com o cliente, entender suas tendências de compras e fazer a análise do seu comportamento.

Isso tudo fica muito mais fácil e automático com um ERP integrado. Muitos deles possuem CRM nativos, gestão de cadastros, gerenciamento de pipeline e outras ferramentas tecnológicas que profissionalizam ainda mais esses tipos de tarefas.

A importância de um ERP Integrado

Visto tudo isso, para uma gestão eficiente e para superar os desafios que citamos, é importante integrar todas as áreas e departamentos da empresa através de um ERP integrado. Este tipo de sistema de gestão é capaz de controlar diferentes aspectos da organização em um só ambiente.

Além de que, tais softwares possibilitam centralizar controles estratégicos, táticos e operacionais. 

SAP: sistema de gestão para empresas de médio porte e grande porte

O SAP é um ERP, ou seja, um integrado sistema de gestão para empresas de médio e grande porte que atende todas as demandas destes tipos de negócio. Isso porque os softwares empresariais SAP são completos e robustos, capazes de conciliar um alto fluxo de informações.

Um sistema de gestão para grande empresa precisa ser capaz de se adaptar às necessidades e à complexidade da sua operação. E isso os ERPs integrados SAP conseguem fazer com eficiência.

Os sistemas foram desenvolvidos para serem flexíveis e adaptáveis, além de realizarem a integração total das organizações, inclusive de filiais e sedes, sejam elas de médio ou grande porte. 

Entre em contato e solicite um orçamento de um ERP SAP para otimizar sua gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.