Alcamar implanta SAP B1 com EasyOne

Implantar SAP B1 com a EasyOne, consultoria de SAP em Curitiba e especialista no ERP, foi uma decisão dos líderes da Alcamar para reunir em uma só plataforma todas as tarefas de gerenciamento.

Todo autônomo, microempreendedor ou pequeno empresário sabe como é importante pagar menos por um bom equipamento – especialmente por aqueles customizados. Mas a missão nem sempre é fácil.

Lojas físicas não costumam ter maquinário específico em estoque e a maioria das lojas online precisam adicionar os custos de frete e armazém sobre o valor do item.

Foi pensando em melhorar esse modelo de negócio e encurtar o caminho entre o consumidor e o catálogo completo das fabricantes que a Alcamar nasceu.

Criada em 2017 e com faturamento de R$24 milhões no último ano, a Alcamar vende máquinas e equipamentos pela internet por preços mais competitivos através de parcerias com indústrias e outras lojas do varejo.

Os lucros dos envolvidos permanecem, mas por conta da engrenagem bem amarrada é possível diminuir custos para o consumidor. “Esse olhar inovador sobre o trajeto da revenda permitiu nosso rápido crescimento, e queremos crescer mais”, explica o sócio fundador Carlos Alcarde, que iniciou a implementação do sistema de gestão SAP Business One com a
consultoria de SAP em Curitiba, a EasyOne.

“O software vai trazer informações precisas e em tempo real, além de integrar todas as áreas e processos. Isso será um grande diferencial para nossa evolução”, comenta Carlos.

Olavo Didyk, CEO da EasyOne, acrescenta que a Alcamar pode ser uma empresa unicórnio brasileira. “Esse crescimento acelerado nos últimos 4 anos é importante e será potencializado com o nosso SAP B1”, completa.

A dor das empresas e do cliente: falta de integração

Carlos explica que a venda de maquinário e equipamento é um desafio para as lojas físicas, pois o consumidor precisa pagar pelos custos naturais da operação.

Na internet, o problema não é muito diferente: apesar da venda ser num ambiente online, as lojas de e-commerce precisam de estoque muito grande para atender ao consumidor final. Por causa disso, o produto continua mais caro.

Além disso, as fábricas arcam com mais despesas, uma vez que não recebem o pagamento antecipado e precisam pagar por juros de compras de insumos a prazo, em grande parte dos casos.

Essa falta de integração entre necessidade do consumidor, controle do estoque e finanças da empresa é que gera uma operação mais custosa, refletida nos produtos e nas vendas.

A solução: números reais e processos conectados

Assistindo a esse cenário, Carlos e seu sócio Júlio Cesar tiveram a ideia de vender máquinas e equipamentos online para o consumidor final por meio de parcerias inteligentes.

O consumidor não precisa se bater para achar o produto por um bom preço: na plataforma da Alcamar, acha o item que deseja, geralmente, mais em conta. Por quê?

Carlos explica: “Porque na maioria dos casos conseguimos pagar adiantado para a fábrica, que não vai ter despesa de estoque ou de compras de insumos a prazo. No caso dos varejistas, eles também economizam com armazém e com frete. Por meio das nossas parcerias, encurtamos o caminho para o consumidor e isso significa menos custo para ele. Mas é claro que só conseguimos fazer isso porque apostamos numa integração inteligente desenvolvida internamente, pelo Júlio”.

Aqui entra o sistema. Uma ferramenta como o SAP Business One permite que todo o controle de pedidos, formas de pagamento, recebimentos, estoque e principalmente tributos sejam tratados em tempo real, com vários passos automatizados e dentro de uma mesma plataforma.

Consequentemente, a acuracidade das operações e dos números aumenta de maneira exponencial e permite que o caminho da revenda seja mais eficiente e lucrativo para todos os envolvidos na cadeia.

“Implementamos o sistema de acordo com as necessidades da Alcamar, que são bastante específicas. Nossos módulos próprios para o SAP B1 foram desenhados para que eles tenham um controle fácil e preciso de suas operações e funcionem para além de varejistas digitais: sejam os melhores facilitadores da relação entre fábrica, demais players do varejo
e clientes”, completa Olavo, da EasyOne.

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