Como aplicar a previsão de demanda na sua distribuidora

A previsão de demanda na distribuidora, também conhecida como Planejamento das Necessidades de Distribuição (DRP), é o processo de determinar a quantidade correta das mercadorias a serem enviadas para cada centro de distribuição ou depósito, a fim de atender a demanda do cliente. 

Este processo depende de sinais de demanda real, tais como pedidos de clientes, já que esses pedidos são usados para planejar as necessidades brutas da fonte de fornecimento. Entretanto, previsão de demanda e previsão de vendas são coisas diferentes.

 A previsão de demanda é um processo complexo que envolve a coordenação das compras ou materiais, programação das operações, logística e planejamento das capacidades de recursos. Com os muitos aspectos envolvidos no planejamento da cadeia de suprimentos, a distribuição de materiais é considerada um componente vital da produção.

Nesse sentido, é preciso prever e planejar a demanda da distribuidora da maneira mais técnica e realista possível. Isso, para que o centro de distribuição não acabe com suprimentos demais, nem de menos.

Elementos da previsão da demanda

Entenda quais são os principais elementos que fazem parte do processo de previsão de demanda.

Gerenciamento do portfólio de produtos

O gerenciamento efetivo da demanda requer uma compreensão abrangente dos produtos e seus respectivos ciclos de vida. O gerenciamento do portfólio de produtos oferece isso, detalhando o ciclo de vida completo de um produto, desde a sua origem até sua eventual eliminação. E como muitas linhas de produtos são interdependentes, o gerenciamento do portfólio de produtos mostra como a mudança da demanda pode afetar os produtos “vizinhos”.

Previsão estatística

Partindo do conceito de que a história é normalmente o melhor preditor de desempenho futuro, a previsão estatística usa algoritmos complexos para analisar dados históricos e desenvolver previsões da cadeia de suprimentos, gerando relatórios de demanda. A matemática dos métodos de previsão estatística é avançada e o processo exige dados precisos.

Detecção de demanda

A detecção de demanda usa uma combinação de novas fontes de dados, tais como clima, tendências de doenças infecciosas, dados governamentais e muito mais, com dados históricos de tendências, aplica-se a IA (inteligência artificial) para detectar interrupções e influências de demanda em tempo quase real.

Gerenciamento de promoção comercial

A sobrevivência no varejo depende de despertar o interesse de potenciais clientes. As promoções comerciais e outras estratégias de marketing utilizam eventos especiais (como preços com desconto ou brindes em lojas) para aumentar a demanda dos consumidores. O gerenciamento da promoção comercial trabalha para assegurar que tais oportunidades sejam devidamente executadas e proporcionem todos os benefícios esperados.

Principais etapas da previsão de demanda

As organizações variam muito na forma como abordam o processo de previsão da demanda, mas há um conjunto geral de passos que as empresas normalmente seguem. Esses passos incluem:

  • Organização e preparação de dados
  • Fazer uma previsão preliminar
  • Integrar dados de mercado
  • Reconciliar as previsões de baixo para cima e de cima para baixo
  • Desenvolver uma previsão final
  • Usar a análise para monitorar o desempenho do projeto.

Melhores práticas para a previsão de demanda e como aplicá-las

Além de estabelecer um conjunto preciso de etapas de implementação, as empresas de distribuição de sucesso geralmente se envolvem nas seguintes melhores práticas para o planejamento da demanda:

Montagem cuidadosa dos dados

A fim de processar projeções complexas, o planejamento efetivo da demanda requer uma grande quantidade de dados. Empresas inteligentes confiam em relatórios de métricas que as ajudam a preparar seus dados através de técnicas cada vez mais sofisticadas de mineração e agregação de dados.

Escolhendo a ferramenta certa

Há inúmeras opções ao escolher o software de previsão de demanda, mas as empresas devem tentar ser seletivas, com base em suas necessidades únicas. Meta: Encontrar uma solução refinada o suficiente para refletir as sutilezas dos métodos de previsão de demanda, mas robusta o suficiente para lidar com tarefas de relatórios.

Estratégia de coordenação

Os planejadores de demanda experientes normalmente começam seu processo usando dados analíticos descritivos para desenvolver uma linha de base de teste. Em seguida, eles moldam o plano real, dedicando pessoal e recursos para cultivar e refinar esse plano, e então trabalham nas etapas exatas de implementação.

Software de previsão e planejamento de demanda para distribuidoras

Softwares avançados de Planejamento e Programação tornaram-se uma necessidade para as operações modernas de distribuição à medida que a demanda dos clientes por maior sortimento de produtos, entrega rápida e pressões de custo decrescentes se tornam prevalecentes. 

Estes sistemas ajudam os planejadores a economizar tempo enquanto proporcionam maior agilidade na atualização de prioridades, cronogramas de distribuição e planos de inventário em constante mudança. Nesse sentido, já existem no mercado opções de ERP para previsão de demanda, com sistemas inteligentes integrados, capazes de otimizar todas as etapas que relacionamos até agora.

É o caso dos sistemas SAP, como, por exemplo, o SAP Busines One. Ele possibilita trazer maior flexibilidade de planejamento e programação, precisão e eficiência na previsão e planejamento de demanda em distribuidoras. Por ser totalmente integrado, ele cruza informações e permite a realização da previsão da demanda com apenas alguns cliques.

A implementação de um software como o SAP Business One levará suas operações de distribuição para o próximo nível de eficiência, aproveitando os dados operacionais que você já possui em seu sistema. O SAP B1 é um passo na direção certa da distribuição otimizada. Entre em contato e solicite um orçamento!

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