Qual o melhor sistema de gestão de backoffice para indústria?

Uma boa gestão de backoffice é imprescindível para o sucesso da indústria, uma vez que tem papel fundamental nas operações da empresa. Entretanto, para extrair o máximo de desempenho dos setores que o compõem, faz-se necessário um sistema de gestão eficiente. 

Se você, portanto, quer saber qual é o melhor sistema de gestão para backoffice de indústria para tomar uma decisão acertada, acompanhe nossa análise a respeito do tema.

ERP de gestão de backoffice faz toda a diferença

A maioria das pessoas que trabalham na indústria (75%) concorda que um sistema ERP é fundamental para estabelecer uma ligação entre o front e o backoffice. É o que mostra uma pesquisa feita pelo IDC Manufacturing, com mais de 450 empresas, em 13 países diferentes.

Mesmo assim, 40% das organizações pesquisadas (de até 1.000 colaboradores) não utilizam um software de gestão industrial, ou usam sistemas amadores que não conseguem integrar todos os setores, dificultando a coleta de melhores resultados.

Contudo, investir em um sistema que seja capaz de integrar e otimizar tanto as tarefas de backoffice quanto dos demais departamentos é tão importante quanto os investimentos em marketing ou em maquinários mais potentes. Porque não adianta ter um alto volume de vendas se a indústria não estiver preparada para realizar todos os processos e entregar os pedidos. 

Portanto, entenda como escolher o melhor sistema de gestão para backoffice de indústria. 

5 coisas que o melhor sistema de gestão de backoffice para indústria oferece

Visando atender e otimizar operações de backoffice como gestão de custos, de produção, dos processos de compras, pedidos, estoque, logística, e outros, procure por sistemas de gestão que atendam as demandas mencionadas nos próximos tópicos. 

1 – Integração bancária

Uma das características que o sistema de backoffice para indústria deve ter para ser considerado o melhor é a capacidade de integração bancária. É fundamental a automatização de emissões de boletos e a possibilidade de realização de operações bancárias, o que agiliza várias tarefas.

2 – Multicanais

Uma indústria pode ter vários canais, como outras sedes e filiais, distribuidores, e outros. Portanto, é interessante que o sistema de backoffice possa integrar todos os canais (omnichannel), também em tempo real. Dessa forma, gestor consegue analisar e controlar todas as atuações da organização.

3 – Precisão e integração para tributos e contabilidade

As tarefas contábeis e o cumprimento das obrigações fiscais de uma indústria são complexos, por conta do grande fluxo de dados. Normalmente são necessários vários colaboradores dedicados apenas aos processos deste tipo. 

Para contribuir para melhorar a eficiência desses departamentos, e evitar possíveis erros, o ideal é que o sistema de backoffice automatize o máximo possível essas tarefas e traga informações precisas a respeito dos tributos relacionados aos produtos.

4 – Rastreabilidade de mercadorias e de seus vencimentos

Um dos grandes problemas de organizações que lidam com produtos, como as indústrias, é o controle de item a item, a fim de evitar extravios e desperdícios. E o desafio costuma ser rastrear todas as mercadorias, fazendo o controle dos prazos de validade. 

Visto isso, é de suma importância que o sistema de backoffice faça o cadastro e a rastreabilidade de todos os detalhes dos itens, inclusive dos seus vencimentos. O objetivo é aprimorar a gestão do estoque e diminuir despesas com insumos vencidos. 

5 – Acesso remoto

Pode parecer pouco importante, mas a capacidade de fazer acesso remoto ao sistema de backoffice para indústria é algo que marca a diferença entre um ERP comum e outro realmente bom. Poder acessar o software de tablets, celulares ou outros computadores é uma característica indicada para ter em seu sistema de backoffice.

Além de ser uma vantagem para própria indústria, é também um diferencial diante da concorrência. 

Além disso…

Além dessas funcionalidades e características, para ser o melhor sistema de gestão para backoffice de indústria, é indicado observar os seguintes pontos:

  • Seu sistema de backoffice para indústria deve oferecer gestão de projetos do setor, com a geração de relatórios específicos.
  • Também é imprescindível que permita a integração com transportadoras ou com o sistema de logística, para que a gestão do frete aconteça de maneira precisa e em tempo real.
  • Certifique-se que a gestão de armazéns contém os módulos e as ferramentas necessárias dentro do software, para controle de transferência de mercadorias entre centros de distribuição, por exemplo, sem maiores problemas.
  • O sistema deve ser prático e eficiente em apresentar indicadores e métricas dos mais variados tipos.
  • Deve também ter ferramentas para auxiliar na previsão de demandas e assim planejar melhor os recursos.
  • E para ser seguro e eficiente, o ERP para backoffice precisa ter armazenamento em nuvem e várias camadas de proteção.

Gestão de backoffice para indústria

A boa notícia é que existem sistemas de gestão com todas essas características, como é o caso do SAP Business One. Por isso, ele se mostra uma excelente solução para backoffice da indústria, além de conseguir otimizar a gestão da empresa inteira, de maneira integrada.

Quer saber mais sobre o SAP Business One e o que ele pode fazer pela sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − quatro =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.