Investir em sistema de gestão de estoque ajuda a reduzir custos?

Sim, um sistema de gestão de estoque integrado e bem implantado ajuda de verdade a reduzir custos e podemos explicar como isso acontece. Primeiro, é importante entender que o estoque de uma empresa, também conhecido como inventário, é mais do que o lugar onde se guardam insumos e produtos. O estoque é parte importante da operação, uma vez que ele é quem sustenta as vendas.

Portanto é fundamental haver parâmetros e procedimentos de controle dos seus itens. Isso maximiza as vendas e garante um fluxo de operação saudável. Nesse sentido, um sistema de gestão de estoque é essencial para ajudar neste controle e a reduzir os custos.

Sem um ERP adequado para gestão do estoque, a empresa perde negócios, desperdiça recursos, corre o risco de comprar em excesso ou de ficar desabastecida, e pode ter sua logística afetada.

5 maneiras que um sistema de gestão de estoque ajuda a reduzir custos

Entenda em detalhes como o investimento em um software para estoque ajuda a diminuir custos dentro da empresa.

1. Redução dos extravios

O extravio de alguns itens é considerado normal na gestão do estoque de empreendimentos de médio e grande porte. Entretanto, quando se trata da perda de mercadorias, essa falha e seus consequentes prejuízos podem ser evitados.

Não é raro relatórios de inventário apresentarem diferenças em relação ao estoque físico. Isso é causado por erros de contagem, de armazenamento, e por má gestão do estoque. Por causa deste problema é comum ser necessária uma contagem manual dos itens de tempos em tempos, a fim de manter o controle das quantidades.

Porém, quando a empresa conta com um sistema de gestão de estoque eficiente não são necessárias tantas contagens manuais, e o risco de extravios de mercadorias é reduzido significativamente. Isso resulta em ganho de tempo, de recursos, e na diminuição dos custos

2. Eliminação do desperdício

Um sistema de gestão de estoque ajuda a reduzir o desperdício porque com ele é possível cadastrar e ter fácil acesso à informação sobre a data de validade das mercadorias. Desta forma o gestor consegue priorizar a venda dos itens próximos da data de expiração, evitando assim o descarte e outras perdas. Isso representa economia de recursos e mais inteligência estratégica para a gestão.

Quem trabalha com artigos perecíveis sabe da importância desta ferramenta, principalmente quando o estoque é grande ou quando o mix de produtos é variado. Fazer o controle manual das validades pode ser muito difícil e trabalhoso, além de que erros são inevitáveis.

Entretanto, muitas vezes não basta ter um ERP para controle de estoque que trabalhe de maneira isolada. Para uma boa gestão do armazém, o indicado é que o software seja integrado com todas as áreas da empresa. Dessa forma a automação fica muito mais fluída – porque um ERP integrado pode gerar sugestões de pedido de compra de acordo com os parâmetros mínimos de estoque. E essa é uma funcionalidade que o SAP Business One traz, por exemplo.

3. Otimização do reaprovisionamento

Outra contribuição que um sistema de gestão de estoque faz para a redução dos custos é no sentido de, como citamos acima, antecipar necessidades. Quando o estoque é automatizado e alimentado com os dados correspondentes, o software consegue prever a necessidade de compra.

Um dos grandes desafios de gerir um inventário é manter o equilíbrio entre o mínimo e o máximo. Itens a menos resultam na quebra da oferta ao cliente (o que significa perder negócio), e em excesso representam prejuízo por conta de falta de espaço, validade e outros fatores.

Logo, ter uma ferramenta que ajude nessa gestão é fundamental para reduzir custos dentro da empresa. Um ERP para controle de estoque pode ser configurado para manter avisos de estoque mínimo e máximo, assim como para gerar sugestão de pedido de compra (ou produção) para os itens em escassez.

4. Planejamento do espaço e da logística

Melhorar a capacidade de armazenamento e otimizar o uso do espaço fica muito mais fácil com a ajuda de um sistema de gestão de estoque. Quando o gestor tem acesso a informações como quantidade de itens, categorias, modelos, tamanhos, onde estão localizados, data de validade, data de entrada e previsão de data de saída, ele consegue planejar melhor onde cada série de artigos deve ser estocada.

Uma boa gestão do estoque leva em consideração a logística do armazém, portanto a localização das mercadorias pode facilitar ou piorar o fluxo

5. Agilidade no inventário

Como comentamos anteriormente, a contagem e conferência do inventário são tarefas comuns à gestão do estoque. Saber a quantidade – e principalmente o valor – do total de produtos disponíveis é uma informação valiosa. Com ela o gestor pode ganhar maior poder de negociação com os fornecedores e tomar decisões estratégicas, por exemplo.

Desse modo, o uso de um software de gestão de estoque ajuda a reduzir custos porque traz agilidade para a contagem do inventário, que passa a acontecer automaticamente.

Um ERP eficiente permite a contagem detalhada e em tempo real do estoque, ou seja, o inventário pode ser feito a qualquer momento, de maneira precisa, com apenas alguns cliques. Não é preciso parar as operações nem perder tempo contando (e recontando) as mercadorias.

Outra vantagem que o sistema de gestão apresenta para o estoque é o cadastro automático e o fácil rastreio de informações como número de série, tipo de item ou lotes. Simplifica e agiliza a localização de itens no armazém.

Por que investir num sistema de gestão de estoque?

Em resumo, com um ERP de gestão de estoque para indústria, distribuidora e varejo, como o SAP Business One, sua empresa reduz custos porque ganha:

  • Agilidade: mercadorias identificadas de forma rápida e automatizada;
  • Controle total: inventário permanente e em tempo real integrado com as outras áreas da empresa;
  • Aumento da produtividade nas operações do armazém;
  • Precisão: análise precisa da quantidade de artigos disponíveis e fim dos erros;
  • Melhor aproveitamento dos ativos: controle das datas de validade e menos desperdícios;
  • Otimização do espaço: organize melhor seu estoque e planeje o aproveitamento do lugar de acordo com a logística;
  • Eficiência na hora de receber e despachar mercadorias;
  • Acesso a dados através de relatórios personalizáveis com apenas alguns cliques;
  • Equilíbrio: mantenha seu estoque sempre com a quantidade certa de produtos de acordo com a sua demanda – nem muito mais, nem muitos menos.

Sistema de gestão de estoque SAP: melhore o gerenciamento do seu estoque e reduza custos

Todos esses benefícios são encontrados em sistemas de gestão de estoque inteligentes como o SAP Business One. Ele otimiza o gerenciamento do estoque e de todas as outras áreas da empresa, porque é um software completo e totalmente integrado.

Mesmo assim, o SAP B1 é intuitivo e simples de usar, e é adaptado a qualquer tipo de negócio. Além disso, ele integra-se com outros softwares de gestão que a empresa já utilize.

Tudo que você precisa é de uma consultoria de SAP qualificada para levantar suas necessidades e implementar o sistema na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 6 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.