Integração de áreas: 5 vezes que isso ajuda sua empresa

Mesmo contendo departamentos com atividades diferentes entre si, a integração de áreas numa empresa é fundamental para que todo o negócio flua bem. Caso contrário, acaba ocorrendo o extravio de dados e a potencial perda de oportunidades de negócio.

Para não correr este risco e estar por dentro do tema, veja neste artigo as 5 vezes que a integração de áreas pode fazer a diferença, e como o SAP Business One pode ajudar.

Sistema de gestão integrado

O SAP Business One é uma solução única e acessível para gestão 360° da empresa, de pequeno, médio e grande porte. Permite a total integração de áreas – desde contabilidade e finanças, a compras, inventário, vendas e CRM. Tudo isso com acesso rápido e fácil a relatórios e análises.

Uma das grandes vantagens de ter um ERP integrado e completo como o SAP B1 é o fato de ser um sistema fácil de usar e que tem todas as funções e ferramentas que sua empresa precisa. Assim, a gestão do seu negócio fica muito mais simples, poupando tempo e recursos.

Por ser um sistema de gestão integrado em todas as pontas, o SAP B1 proporciona a redução de custos gerais e por departamentos, à medida que perde-se a necessidade de adoção de outros softwares e aplicativos para o controle de tarefas. Outra forma de economia reflete-se na eliminação de erros, retrabalhos e na mitigação de perda de dados.

Entretanto, o ponto-chave da integração que o ERP SAP oferece está na visão abrangente do negócio em tempo real e na tomada de decisões, possibilitando uma gestão eficiente e com foco em resultados.

Acompanhe, na prática, as vezes que um sistema integrado ajuda a empresa.

1 – Integração bancária: agilidade financeira

Com o SAP B1 sua empresa consegue mais agilidade financeira por conta da integração bancária. O ERP é capaz de aumentar em até 95% a precisão de indicadores e acelerar até 80% os fechamentos financeiros.

Com isso, o departamento financeiro alcança um controle muito mais preciso das contas a pagar e a receber, por exemplo. A pontualidade nas contas a pagar evita o pagamento de multas e juros, enquanto o gerenciamento das a receber possibilita a diminuição da inadimplência de clientes.

Além disso tudo, o SAP B1 permite a integração segura com a conta bancária da empresa. Dessa forma, não é preciso perder tempo entrando na conta separadamente para agendar pagamentos ou consultar saldos. Você faz tudo pela tela do sistema, de maneira ágil.

A integração bancária tem outra grande vantagem: a emissão automática de boletos para seus clientes fixos. Basta configurar os dados uma única vez, que o software automatiza a tarefa e envia os boletos nas datas programadas.

2 – Integração de processos: visualização em tempo real

Um software de gestão inteligente como o SAP B1 promove a integração de processos dentro da empresa, o que permite um tratamento único e em tempo real das informações. Por sua vez, a comunicação entre os departamentos também é beneficiada.

Nesse sentido, a integração de processos promove a centralização dos dados num único sistema, que por sua vez processa-os de maneira inteligente e entrega relatórios personalizáveis.  Isso ajuda no processo de tomada de decisões estratégicas.

Todas essas características trazem vantagens competitivas e grandes benefícios para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

3 – Integração contábil e fiscal: precisão nos impostos

Manter a compliance fiscal muitas vezes é um desafio. O Brasil é um dos países com o maior número de impostos do mundo, por isso pode ser difícil estar a par de todas as obrigações fiscais, além da dificuldade de fazer os cálculos com precisão.

Pensando nisso, o SAP Business One realiza a integração de áreas como o departamento de contabilidade, permitindo o ganho de agilidade e precisão também nos fechamentos fiscais.

O sistema consegue fazer o cálculo automático de impostos, emissão de notas fiscais integradas com boletos e com departamentos de vendas – tudo com apenas alguns cliques. Além disso, fica muito mais fácil fazer o planejamento tributário, que é tão importante para a saúde financeira das empresas.

Por esse motivo, o SAP B1 permite a utilização de uma ferramenta única para a gestão contábil e de toda a organização de forma segura e auditável.

4 – Integração do estoque: controle total de mercadorias

Além de não ter que fazer a contagem manual do estoque, elimina-se a necessidade do uso de um sistema apenas para o armazém, ao implementar o SAP Business One ao seu negócio. Isso porque ele faz a integração do estoque com todos os outros setores, ao mesmo tempo em que permite a automatização e o controle total das mercadorias.

Dessa forma, o gestor e os responsáveis pelo estoque conseguem saber exatamente onde está cada um dos itens, controlar sua validade, eliminar extravios e fazer previsões mais bem embasadas e confiáveis. Isso tudo também em tempo real.

Um bom gerenciamento e integração de estoque é capaz de trazer mais agilidade e produtividade para o setor, ao mesmo tempo em que diminui os erros e, consequentemente, os custos.

5 – Integrar o RH

Evitar erros na folha de pagamentos é fundamental para o bom andamento de uma organização, principalmente se ela contar com um grande número de colaboradores. Nesse sentido, a maioria das empresas ainda usa softwares especiais para gerir o RH, ou acabam fazendo o uso de planilhas para este fim.

Porém, tais métodos são mais demorados e menos precisos – sem contar que pode ocorrer a perda de informações ao transmitir os dados de um sistema para outro. Por conta disso, a integração do RH ajuda significativamente as empresas.

O SAP Business One proporciona a integração do setor de Recursos Humanos, trazendo mais profissionalismo e eficiência para o departamento, e para o negócio como um todo.

Agora que você já sabe as 5 vezes em que a integração de áreas é capaz de ajudar a sua empresa, entre em contato com a EasyOne para solicitar um orçamento do ERP SAP Business One. O sistema se adapta ao seu tipo de negócio e é programado para crescer junto com sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + quinze =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.