ERP para grandes distribuidoras evitam rombos financeiros?

ERP para grandes distribuidoras pode evitar rombos financeiros por conta de suas funcionalidades integradas. Então, como você pode imaginar, vai depender do sistema de gestão escolhido e como ele foi implantado.

Veja: grandes empresas, como as distribuidoras com operações nacionais, possuem um alto fluxo de informações, e com isso, apresentam-se alguns desafios.

Um deles é a gestão financeira eficaz, uma vez que o grande número de notas fiscais de entradas e saídas pode favorecer erros e inconsistências nos lançamentos.

E tal situação pode levar ao temido rombo no orçamento, e até ao encerramento das atividades. Então, como proteger-se disso? É o que iremos debater a seguir.

Sistema de gestão para grandes empresas como aliado

A verdade é que, de maneira geral, um sistema de gestão eficiente é sim capaz de evitar rombos orçamentários, fiscais e contábeis. Porém, depende do ERP que a grande empresa adota, porque é necessário que ele tenha determinadas características para ajudar a superar estes desafios.  

Inclusive, isso se aplica também para pequenas e médias empresas, já que o uso de um sistema de gestão inteligente consegue prevenir e detectar até as menores inconsistências. Este é o caso do SAP Business One

ERP para grandes distribuidoras: por que o SAP Business One ajuda a evitar rombos financeiros?

O ERP SAP Business One é uma excelente ferramenta de gestão para grandes empresas, como as distribuidoras, especialmente no que diz respeito aos controles financeiros, fiscais e contábeis. Ele traz precisão e segurança na tratativa dos dados, tornando as informações dos relatórios muito mais seguras. 

Entenda alguns dos motivos.

1 – Porque um ERP para grandes distribuidores deve ser integrado

O SAP B1 é um ERP para grandes distribuidoras que integra todos os departamentos da empresa num só ambiente. Ele também é indicado para indústrias e empresas de serviço. Essa característica é muito importante para prevenir erros nas informações financeiras, porque com a conciliação dos processos, as receitas e despesas automaticamente geram informações contábeis dentro do sistema. 

Além disso, ele foi desenvolvido para cruzar dados a todo momento, portanto tudo o que acontece na corporação passa pelo ERP, e já se comunica com os setores correspondentes. Assim é praticamente impossível que alguma informação passe despercebida ou seja cadastrada de maneira errada. 

Inclusive, o SAP B1 permite realizar a integração bancária para agilizar pagamentos e checagem de extratos, o que contribui para manter as contas da empresa em dia. Atrasos e faltas em pagamentos de impostos, bancos ou fornecedores podem ser extremamente prejudiciais para a saúde financeira de distribuidoras. 

2 – Porque é auditável

Um dos pontos fortes de sistemas de gestão inteligentes como o SAP Business One é que são facilmente auditáveis. Com alguns cliques, é possível realizar uma auditoria completa e aprofundada do negócio, tornando mais simples o processo de identificação de possíveis incongruências. 

E auditorias são fundamentais para grandes negócios e distribuidores, principalmente as que tem capital aberto na bolsa de valores. Isso, porque há a necessidade de prestar conta aos sócios e acionistas regularmente. Ao realizar auditorias internas com frequência, fica muito mais fácil manter o compliance financeiro.

3 – Porque é rastreável

Uma vez que o SAP B1 é armazenado na nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar por pessoas autorizadas. Assim, é possível acompanhar as informações mais de perto a qualquer momento, facilitando a checagem dos dados. 

Mas vale citar que isso não torna as informações do negócio suscetíveis a terceiros. Muito pelo contrário: há como configurá-lo para conceder permissões e bloqueios para os usuários desejados. Dessa forma, o gestor controla quem acessa qual informação, protegendo dados sensíveis ou confidenciais da administração.

Em adição, o SAP B1 é configurado de forma que tudo o que é cadastrado no sistema, mesmo que seja excluído por algum usuário, pode ser verificado pelo gestor. Isso traz mais segurança para toda a operação e ajuda a evitar fraudes, especialmente nos orçamentos e nas saídas de capital. 

Sendo assim, a rastreabilidade da informação é um ponto muito importante de um ERP para evitar rombos financeiros e até possíveis desvios de recursos.

4 – Porque aponta inconsistências e automatiza tarefas

Soluções tecnológicas como o SAP Business One tem a capacidade de identificar rapidamente erros e apontá-los para que o usuário corrija o quanto antes. Essa funcionalidade tem especial importância nos fechamentos contábeis. 

O lançamento contábil de maneira manual é muito arriscado, porque basta um número digitado errado para que grandes prejuízos ocorram. E como em sistemas de gestão integrados em tempo real, como o SAP B1, tarefas como essa são automatizadas, não há espaço para inconsistências. 

Além de todos os pontos que mencionamos até aqui, é importante observar que, para que o SAP Business One seja o mais eficiente possível, é fundamental utilizá-lo da maneira correta, e que seja implantado por uma consultoria experiente. 

Ao prestar um serviço de qualidade, a consultoria proporciona treinamentos adequados aos seus utilizadores. Dessa forma, o uso do software passa a ser otimizado.

Nesse sentido, a EasyOne tem mais de 14 anos de experiência implantando SAP Business One em pequenas, médias e grandes empresas, treinando utilizadores e prestando suporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − sete =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.