ERP para controle de estoque vale a pena?

Fazer uma gestão de estoque eficiente é importante porque um armazém mal gerido pode significar perda de negócios e insatisfação de clientes. Mas existem opções de sistemas de gestão que podem deixar o gestor em dúvida: será que um ERP para controle de estoque vale a pena?

Acompanhe o artigo para entender quais softwares contribuem para gerir estoques e se um ERP vale ou não a pena nestes casos.

O que é ERP de controle de estoque?

ERP de controle de estoque é um sistema de gestão que possui ferramentas voltadas ao controle de mercadorias. Mas ele vai além: é um conjunto de soluções integradas que são desenhadas para atender as demandas de gestão dos departamentos das empresas.

Ele pode ser genérico, ou seja, para a gestão da empresa como um todo, ou mais voltado para as funcionalidades para controle do armazém. Geralmente, um ERP é um sistema robusto e que traz eficiência, otimização e precisão para os processos.

Quais softwares contribuem para gerir os estoques?

Existem alguns sistemas que têm funcionalidades voltadas à gestão de estoque. Nesse sentido, podemos destacar o WMS e o YMS.

WMS (Warehouse Management System) 

O WMS é um sistema dedicado ao gerenciamento de armazéns. Ele é focado em otimizar a logística do estoque, além de fazer a automação de processos. Um dos destaques do WMS é que ele opera em tempo real, ou seja, as informações coletadas atualizam-se  automaticamente e ficam disponíveis no momento para os demais usuários. 

Além disso, o WMS permite o acompanhamento de tarefas de maneira eficiente, além da emissão de relatórios precisos. Um bom exemplo disso são os inventários periódicos, ou ainda o rastreamento das mercadorias dentro do armazém através do seu código de barras e número de lote.

Entretanto, o WMS é direcionado apenas para o armazém. Ele não possui funcionalidades para outros setores, como compras, produção, contabilidade, etc. Por conta disso, acaba sendo necessária a implementação de um software complementar na organização para que o controle de todas as áreas seja coberto.

YMS (Yard Management System)

Outro software que contribui para gestão de estoque é o YMS. Trata-se de uma tecnologia que permite o controle principalmente do carregamento e descarregamento dos caminhões durante o processo de distribuição de mercadorias.

O YMS é, portanto, um sistema de gestão e monitoramento voltado para centros logísticos e de distribuição. Ele é bastante usado no agronegócio, grandes varejos, e portos. Mas é também totalmente adequado a outros tipos de negócio, inclusive para empresas de pequeno e médio porte. 

Se a ideia ou objetivo é ter a gestão e o controle total do pátio, o YMS é a solução. 

Qual é a diferença entre WMS e ERP com relação ao controle de estoque?

Uma das principais diferenças entre WMS e ERP é a capacidade de integração. Isso porque o ERP trabalha com vários setores da empresa, enquanto o WMS é limitado ao estoque. 

Alguns ERPs ainda possibilitam a integração total de todos os departamentos. Quando é assim, os dados circulam pela organização, permitindo uma maior precisão da informação, menos retrabalho e perda de dados.

Outra diferença que podemos apontar é que a maioria dos ERP não opera em tempo real, sendo que os WMS possuem essa característica. Nesse sentido, o WMS tem a capacidade de apontar as informações no momento em que elas acontecem dentro do armazém.

Entretanto, já existem ERPs que funcionam em tempo real. Eles têm a capacidade de integrar todos os departamentos da empresa e de disponibilizar informações sem atrasos ou delays. Alguns, inclusive, possuem ferramentas específicas e completas para controle do estoque, como é o caso dos sistemas SAP.

Sistema ERP para gestão de estoque vale a pena?

Na hora de escolher o sistema de controle de estoque, o gestor pode ficar mais inclinado a buscar apenas por um WMS. Porém, mesmo que a empresa seja de distribuição ou logística, possui outros departamentos que também requerem gestão, como o administrativo, financeiro, comercial, recursos humanos, e outros. 

Por conta disso, um sistema ERP para gestão de estoque e de todo o negócio vale muito a pena. Ele é capaz de apresentar ferramentas e soluções para o controle de todo o armazém, enquanto está integrado com os demais setores, fazendo toda a informação fluir.

Veja alguns benefícios que um sistema ERP para gestão de estoque pode fornecer:

  1. Redução de custos: não é preciso mais do que um software para gerir estoque e outros setores.
  2. Diminuição de erros: quando o sistema é integrado, os erros de expedição, por exemplo, caem drasticamente, porque os dados dos outros departamentos chegam até o estoque de maneira rápida e segura.
  3. Mais agilidade e produtividade: com a automação das tarefas e integração, perde-se menos tempo em diversos processos e, com isso, aumenta-se a produtividade.
  4. Provisionamento confiável: com um ERP, a previsão do estoque fica bastante precisa. Quando as entradas e saídas de produtos são todas registradas, assim como a média de gastos e lucros, fica mais fácil planejar o estoque para os próximos meses.

Melhor ERP para controle de estoque: SAP Business One

Como comentamos, existem ERPs capazes de fazer a gestão de estoque tão eficiente quanto um sistema especializado, como WMS. Além disso, têm a capacidade de trabalharem em tempo real com todos os departamentos da empresa.

Nesse sentido, podemos destacar o SAP Business One como o melhor ERP para controle de estoque. Ele possui funcionalidades que permitem:

  1. A contagem do estoque (inventário) em apenas alguns cliques;
  2. O gerenciamento e rastreamento de todos os itens do armazém, através da identificação do número de série ou lote;
  3. O controle de todas as entradas e saídas;
  4. A redução de extravios por produtos vencidos;
  5. A realização de relatórios personalizáveis;

Entre outras diversas funções. Saiba mais aqui

Para adquirir o SAP Business One para sua empresa, converse com nossa equipe de especialistas em gestão e defina as ferramentas dentro do software que mais fazem sentido para o seu tipo de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.