Consultoria especialista em SAP: 6 coisas para avaliar antes de contratar

A forma como um sistema de gestão é implementado afeta muito sua usabilidade e aproveitamento – por isso, vamos abordar neste artigo alguns fatores que devem ser observados na hora de contratar uma consultoria especialista em SAP. Isso porque a consultoria é a responsável pela implementação do ERP, pelo treinamento dos usuários e todo o suporte pós-venda.

E, quando o assunto é ERP, a SAP é uma das líderes do mercado segundo as pesquisas. Não poderia ser diferente: as soluções SAP são completas, fáceis de usar, e integram a empresa toda em tempo real.

SAP Business One: o sistema de gestão integrado SAP

Um bom exemplo de uma solução única de gestão é o SAP Business One, ideal para otimizar os resultados de organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. O SAP B1 possui uma variedade de ferramentas e módulos que podem ser adaptados conforme o tipo de operação da empresa.

Nesse sentido, o SAP Business One é capaz de potencializar e integrar a gestão de todos os departamentos do negócio, como estoque, produção, recursos humanos, financeiro, contabilidade e vendas.

Entretanto, alguns gestores acabam por não aproveitar todo o potencial do SAP B1. Isso geralmente acontece por dois motivos: por não ter sido bem implementado pela consultoria, e pela falta de treinamento e suporte adequados.

Qual o papel da consultoria?

Uma consultoria SAP é responsável pelo levantamento das necessidades do cliente, indicação dos melhores módulos e ferramentas, desenvolvimento de módulos do sistema de gestão, sua implementação, apoio ao cliente e as devidas atualizações.

Sendo assim, é importante contar com uma consultoria SAP de qualidade.

O que observar na hora de contratar consultoria de SAP Business One

Entenda quais pontos devem ser considerados em uma consultoria especialista em SAP para que seja possível extrair o que há de melhor na solução, nos tópicos a seguir.

1 – Ser autorizada oficial e parceira SAP

Quando uma consultoria é parceira oficial SAP, significa que ela segue os altos padrões técnicos e profissionais exigidos pela SAP, e que tem autorização para implementar o sistema e dar suporte. Por isso, é muito importante que a consultoria seja uma parceira SAP – isso vai garantir que o software seja original e seguro.

A EasyOne é uma consultora parceira SAP de longa data, que oferece e implementa o sistema SAP Business One há mais de 14 anos. Mais do isso: a EasyOne tem o selo Gold Partner SAP, o que demonstra ser uma parceira de alto nível.

2 – Ter consultores certificados pela SAP

Antes de contratar uma consultoria SAP, informe-se também se a empresa conta com consultores certificados. Dessa forma, você terá a certeza de que contará com especialistas altamente capacitados e com formação específica num dos melhores sistemas de gestão. 

Até porque são os consultores que te ajudarão a levantar as necessidades da sua empresa, e por isso é preciso que eles conheçam a ferramenta a fundo.

3 – Ter experiência de mercado

Consultorias com experiência são capazes de entregar um serviço mais assertivo em menos tempo. Portanto, é recomendado que este seja um dos critérios de avaliação por parte dos gestores e empreendedores.

Na hora de contratar uma consultoria, verifique há quanto tempo ela está no mercado e sua reputação. Isso será um bom indicativo de um atendimento de qualidade.

4 – Fazer um levantamento adequado das necessidades do cliente

Conforme mencionamos, é importante que a assessoria entenda quais são as demandas da empresa para adaptar o sistema à ela.

Em cada um dos mais de 400 projetos aos quais a consultoria da EasyOne se dedica, há a avaliação prévia das necessidades dos clientes. Essa etapa permite que o SAP Business One seja adaptado para conter as ferramentas adequadas para cada tipo de negócio.

A ideia é atender a demanda dos clientes de maneira plena, sem sobrecarregar o sistema com funcionalidades desnecessárias, para que assim fique mais leve e fácil de usar.

5 – Ter um processo claro e consistente de implantação

Ao contratar uma consultoria especialista em SAP, é indicado também que o processo de implantação seja claro desde o primeiro momento. A consultoria deve informar, de antemão, de que maneira trabalha e como será o processo de migração para o novo ERP.

Além disso, o processo de implementação precisa ser consistente e azeitado, para que não prejudique as operações da empresa-cliente. Visto que esta etapa é bastante importante no processo de contratação de um novo sistema de gestão, os responsáveis devem procurar por uma consultoria SAP que tenha atenção a esses detalhes.

6 – Treinar os principais usuários e dar apoio

Não adianta muito ter um excelente sistema de gestão mas não saber usá-lo, não é mesmo? É por isso que a etapa do treinamento dos principais usuários, assim como o apoio constante, são tão importantes.

Os gestores devem se atentar, portanto, ao tipo de treinamento e suporte prestados pelas consultorias de SAP Business One antes de assinar o contrato.

Nesse sentido, a EasyOne trabalha sempre com o comprometimento de prestar o melhor apoio e treinamento aos seus clientes, tendo vários pacotes com níveis de suporte diferenciados, para atender todas as demandas com eficiência.

Qual a melhor consultoria especialista em SAP?

Não é difícil concluir que a melhor consultoria especialista em SAP é a EasyOne, parceira oficial e autorizada há mais de 14 anos. Os consultores são certificados e capacitados para desenvolver módulos específicos do SAP Business One, adequados para as necessidades de cada cliente.

Além disso, por causa da sua experiência e organização, a EasyOne foi capaz de desenvolver um processo interno que traz agilidade para a implementação do software, o que faz com que os prazos combinados com os clientes sejam sempre cumpridos.

A consultoria da EasyOne é focada em otimizar os resultados dos clientes, de forma que seu crescimento seja progressivo. Por conta disso e do suporte profissional oferecido, a empresa possui clientes fixos há mais de 10 anos. Veja o que diz um deles:

“Conseguimos alcançar a redução de custo, melhoria da comunicação interna, zeramos extravios e a informação dos custos efetivos tornou-se online e mensal. 100% daquilo que a gente pensou, alcançamos”, declarou o Diretor administrativo e financeiro do Instituto das Cidades Inteligentes de Curitiba, Marcelo Prado.

Para implantar o SAP Business One com uma das melhores consultorias SAP do Brasil, entre em contato com a EasyOne e solicite um orçamento para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quatro =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.