Como simplificar o controle da empresa: o que você precisa saber

Se você está procurando como simplificar o controle da empresa, já deve ter encontrado respostas do tipo “use um ERP” – acertamos?

E sim, um sistema de gestão inteligente realmente faz diferença nos resultados do negócio.

Mas hoje nós vamos explicar como isso acontece para que você possa adotar o procedimento adequado e, assim, controlar sua empresa de maneira eficiente e fácil.

Acompanhe!

Como simplificar o controle da empresa?

Para simplificar o controle da empresa você precisa adotar alguns procedimentos, tanto estratégicos quanto cotidianos. Veja quais, a seguir.

1 – Integre as áreas

A integração é uma das principais estratégias para facilitar o controle da empresa. Trazendo o conceito à prática, significa conectar os setores para que as informações naveguem entre uma área e outra. 

Exemplo

Se as áreas de vendas, estoque e compras estiverem integradas corretamente, no momento em que você fecha uma venda e os produtos ou insumos saem do estoque, a área de compras já é informada da saída e se prepara para adquirir novos itens no tempo certo.

Ou, se as áreas financeira e comercial estão adequadamente conectadas, assim que uma venda é realizada o setor de finanças já tem sinalizado o valor a receber e a data da entrada – mantendo o fluxo de caixa sempre atualizado.

Com a integração das áreas por meio de uma ferramenta inteligente – como o SAP ERP, por exemplo – a informação entra no sistema e navega automaticamente pelos setores, proporcionando muito mais precisão e eficiência ao controle do que está acontecendo na empresa.

2 – Automatize tarefas

Outro passo importante para quem deseja simplificar o controle da empresa é automatizar processos – sobretudo tarefas manuais que demandam muito tempo da equipe e que, automatizadas, são realizadas em pouco tempo e sem retrabalho.

Exemplo

Para empresas que prestam serviços ou para quem vende produtos parcelados, a emissão de boletos e notas fiscais pode ser programada uma única vez e automatizada para os próximos meses.

Em outras palavras, você agenda as emissões de nota e boleto para determinadas datas e a plataforma utilizada para esse processo vai fazer isso automaticamente. 

3 – Centralize informações em um só lugar

Eliminar controles paralelos é fundamental para garantir um gerenciamento preciso e simples. Isso significa que alimentar planilhas offline, salvar arquivos em diversas pastas na rede e manter documentos impressos e guardados na gaveta só dificulta a tarefa de gerir – e pode custar caro para a empresa.

Por isso, a solução é manter tudo numa única plataforma: entradas e saídas de dinheiro, processos contábeis e tributários, trâmites de vendas, compras e estoque, além de documentos e relatórios. Tudo pode ser armazenado em um único ambiente e com isso reduzir custos e zerar extravios de materiais.

Leia também: Como o ICI – Instituto das Cidades Inteligentes de Curitiba reduziu custos e zerou a perda de documentos.

adulto, ambiente de trabalho, área de trabalho
Integrar, automatizar e centralizar numa só plataforma é a chave de sucesso para a gestão simples e eficiente. (Imagem: Pexels)

É possível simplificar o controle da empresa com um ERP?

Além de possível é a solução adequada.

Mas, desde que sua empresa adote um sistema de gestão eficiente e que esse ERP seja implementado de acordo com o que o negócio realmente precisa.

Explicamos.

O mercado tem inúmeras opões de sistema de gestão e vários fornecedores dessas soluções. No entanto, para que sua empresa realmente consiga simplificar o controle e efetuar uma gestão que traga resultados, é fundamental combinar dois mundos: um ERP integrado de verdade e uma implementação comprometida.

Veja mais: Sistema de gestão empresarial – 10 coisas que você precisa saber sobre o SAP Business One

Como escolher um ERP e uma consultoria?

Basicamente, você precisa buscar por alguns requisitos básicos para implementar um ERP que seja realmente uma solução de gestão. São eles:

  • O sistema ERP precisa ser integrado – ou seja, ele deve trazer soluções para todas as áreas da sua empresa e, de fato, permitir que as informações estejam devidamente conectadas.
  • O sistema precisa funcionar em tempo real – em outras palavras, o ERP precisa trazer os dados atualizados mesmo, sem atraso de horas ou dias.
  • A consultoria precisa entender da solução – para implementar um ERP inteligente na sua empresa você precisa de uma consultoria que tenha experiência de mercado e entenda tanto do sistema como da sua necessidade.

Combinando um sistema poderoso com uma consultoria que consiga implementá-lo de acordo com o que a empresa realmente precisa, certamente você terá em mãos uma ferramenta que ajuda a controlar com simplicidade e eficiência seu negócio.

Aproveite e converse conosco sobre nossas soluções SAP ERP e como podemos ajudar você a controlar sua empresa com precisão e foco em resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 5 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.