7 dicas para aumentar os lucros da empresa

Aumentar os lucros da empresa é uma missão que todo o empresário quer – e precisa – realizar. Por isso, separamos algumas das principais dicas para fazer a lucratividade do seu negócio crescer. São práticas que você pode começar a aplicar na rotina da companhia hoje mesmo. Acompanhe!

Como aumentar os lucros da sua empresa: 7 dicas

Confira algumas dicas práticas de gestão para aumentar a lucratividade da sua empresa.

1. Controle as despesas

O primeiro passo para aumentar os lucros da empresa é fazer um controle de despesas preciso. E o motivo é bastante simples: gerir corretamente os custos evita desperdício de dinheiro, permitindo que a fatia do lucro seja maior.

Inicialmente, uma gestão bem-feita permite pagar contas em dia e evitar gastos extras com juros e multas.

Na sequência, é possível entender a fonte das despesas de maneira clara – o que leva às oportunidades de redução de custos. Por fim, com as contas controladas garante-se a saúde financeira da empresa. Isso permite aproveitar oportunidades, como investir em novos produtos ou campanhas de marketing.

2. Invista em tecnologia

Para aumentar os lucros é fundamental contar com a tecnologia. Nesse ponto, sistemas de gestão integrados como o SAP Business One são excelentes. Isso, porque o SAP B1 permite que você saiba tudo que acontece em todos os departamentos da empresa em tempo real.

Assim, o controle de despesas, produção, estoque e fiscal, por exemplo, é mantido completamente em dia. Consequentemente, há mais chances de aumentar as vendas e melhorar os lucros.

3. Planeje as vendas

Para aumentar os lucros da empresa é fundamental entender a essência das vendas. Isso significa reconhecer as sazonalidades, quais clientes são mais assíduos, quais produtos ou serviços são mais procurados e de que forma é possível criar boas promoções.

Nesse sentido, todas as informações sobre o que é vendido são úteis. Mais uma vez, sistemas ERP podem ser a grande diferença da sua empresa, porque auxiliam muito nessa tarefa.

Inclusive, aqui na EasyOne Consultoria, é possível perceber que uma das funções que nossos clientes mais gostam no SAP B1 é justamente a possibilidade de visualizar indicadores em tempo real.

Com apenas alguns cliques você sabe tudo sobre as vendas, de forma clara e organizada – afinal o próprio software analisa e organiza as informações para apresentá-las à liderança.

4. Aumente o mix e crie combos

Outra forma de aumentar os lucros é oferecer opções diferentes de produtos e serviços para seus clientes. Isso não significa deixar de ter o carro-chefe das vendas. Ao contrário: invista no que mais sai, mas crie opções.

Até porque, com itens variados é possível criar combinações e ofertas. Dessa forma, o cliente compra mais gastando menos e você aumenta suas vendas – é uma relação positiva para todos.

Lembrando, claro, que para aumentar o mix é fundamental estudar o mercado e estar com as contas da empresa em dia.

5. Conheça seu cliente

Conhecer o cliente está relacionado com o aumento de lucros por que é o ponto de partida para vender mais e melhor. Acontece que ao entender comportamentos, medos, desejos e necessidades do consumidor, é possível investir em produtos e serviços que, de fato, terão saída.

E mais do que isso: ao compreender o cliente você consegue se comunicar com ele. Dessa forma pode desenhar o seu funil de vendas de maneira assertiva. Ou seja: chamar a atenção, despertar o interesse, criar o desejo e partir para a ação – que é vender.

6. Busque inovação

Manter-se antenado nas evoluções tecnológicas e novas tendências de mercado e consumo é uma prática essencial para incrementar a lucratividade continuamente. Isso, porque para vender é preciso acompanhar as mudanças – e sai na frente quem percebe, primeiro, as oportunidades de novos cenários.

Nesse sentido é importante não se acomodar: procure entender o que acontece dentro seu nicho e quais influências podem transformar o setor. Se possível, tenha um tempo ou uma equipe especialista em pesquisar e desenvolver novas soluções.

7. Invista no time

As empresas são formadas por gente. Portanto, investir nos profissionais que compões o time tem tudo a ver com os lucros. Afinal, equipe motivada trabalha melhor. E com mais produtividade, aumentam significativamente as chances de que todas as etapas de produção, venda e atendimento corram bem.

Dar feedback positivo, proporcionar ferramentas eficientes para o dia a dia de trabalho, desenvolver plano de carreira, criar programas de retenção de talentos e executar avaliação de desempenho são algumas atitudes fundamentais para tratar com os colaboradores.

ERP que ajuda a aumentar os lucros da empresa: SAP Business One

O SAP Business One pode ajudar a sua empresa a ter mais lucros porque ele permite uma gestão integrada de verdade. Com a implantação e o uso adequado do sistema, é possível usar o ERP a favor dos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + seis =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.