Por que grandes empresas buscam IA para melhorar experiência do cliente?

A gestão de grandes empresas é um desafio considerável, assim como a gestão de clientes. Entretanto, algumas ferramentas podem ajudar. Atualmente, recursos tecnológicos vêm possibilitando a otimização e automatização de tarefas, trazendo resultados extremamente positivos para os dois lados: tanto para clientes, quanto para empresas. A Inteligência Artificial (IA) é um exemplo disto.

É por isso que ela vem sendo aplicada e usada por grandes empresas, principalmente para melhorarem a experiência do cliente – uma tendência que não deve desaparecer tão cedo. Quer entender melhor como isso tudo funciona? Acompanhe os detalhes na continuação do artigo.

Mas, afinal, o que é a IA?

A Inteligência Artificial, entre outras coisas, é uma tecnologia capaz de coletar dados sobre hábitos e comportamentos humanos rapidamente e reproduzir esses padrões de maneira eficaz. Ela também automatiza tarefas repetitivas relacionadas com a gestão de clientes.

Inclusive, como consegue realizar um grande número de combinações em frações de segundos, a IA pode apresentar sugestões de produtos ou serviços para seus consumidores dentro de lojas virtuais, por exemplo, ou via e-mail. Essas sugestões costumam ser acertadas porque são embasadas em dados precisos da experiência do cliente.

O que a IA é capaz de fazer pela empresa e pelo cliente na prática?

Basicamente, a IA tem a capacidade de analisar toda a jornada do cliente – utilizando-se de poucos recursos. E essa informação é muito valiosa para toda e qualquer marca, principalmente para grandes empresas.

A IA consegue analisar com precisão os itens que o consumidor já tenha comprado ou visto em uma loja virtual, por exemplo, e sugerir itens semelhantes. Isso melhora a experiência do usuário, sua satisfação para com a marca, e os resultados da empresa. Isso só para citar algumas das principais vantagens.

Outra possibilidade interessante que a IA traz, é a personalização na interação com o cliente.

Porém, é importante manter essa base de dados bem organizada. Vale a pena investir em um sistema que armazene tudo isso e que seja integrado com as outras soluções da empresa.

Existem ERPs que disponibilizam funcionalidades como estas e contam com inteligência artificial, inclusive. É o caso do SAP Business One. Ele traz uma vantagem competitiva à empresa que busca melhorar a experiência do cliente. Isso, porque sua IA aprimora a coleta e a análise de dados que traçam o perfil dos consumidores.

Essa inteligência artificial permite, portanto, conhecer o cliente mais profundamente e entender melhor seu histórico e suas necessidades. Tais informações irão possibilitar ações estratégicas voltadas para o público estudado, e consequentemente, melhores relacionamentos e experiências.

Porém, a Inteligência Artificial atualmente vai muito além disso. Esses exemplos abaixo de outros usos da IA no nosso dia a dia ajudam a entender a sua importância e seu alcance.

Exemplos do uso de IA por grandes empresas em nosso dia a dia

1 – No seu celular

O reconhecimento facial do seu celular só existe graças a IA.

2 – Na sua casa

Nos assistentes virtuais domésticos que tem reconhecimento de voz, como a Alexa, a Siri, Cortana, e o Google Assistente.

3 – Nas redes sociais

Através dos algoritmos que “entendem” suas preferências e entregam conteúdos mais relevantes para você, de maneira personalizada.

4 – Nas centrais de ajuda de sites e aplicativos

Existem diversos sites e apps que usam o recurso do Chatbox para ajudarem os usuários a resolverem seus problemas rapidamente. É praticamente um robô treinado para dar as respostas certas de acordo com o que escrevemos no chat. Essa tecnologia funciona por meio da Inteligência Artificial.

5 – Nos seus serviços de streaming

Empresas como Netflix e Spotify usam a IA para analisarem as preferências dos usuários de maneira otimizada e mostrarem recomendações de conteúdos mais relevantes. Isso tudo ao mesmo tempo em que apresentam novidades e tendências, tanto mundiais quanto locais.

6 – No Google

Os resultados das suas pesquisas no Google são tão assertivos e rápidos por causa da Inteligência Artificial.

7 – Nos games

Através da realidade virtual e da realidade aumentada dos videogames.

8 – No seu delivery de comida

Os aplicativos de delivery de comida conseguem informar em tempo real a localização do seu pedido por causa da IA.

9 – Nas indústrias

Na automatização e otimização da produção, embalagens, etiquetagem e rastreamento de mercadorias e equipamentos.

10 – Nos transportes

Carros autônomos conseguem se locomover de forma segura, manter a distância dos demais, e respeitar as sinalizações de trânsito. Tudo por causa da visão computacional proporcionada pela Inteligência Artificial.

Ela está em todos os lugares. Por isso, é importante entender que a Inteligência Artificial é muito importante também dentro das empresas porque:

  • Representa redução de custos e de tempo (na medida em que automatiza tarefas).
  • Reduz desperdícios relacionados a ofertas e demandas fora de sintonia.
  • Traz modernização para a empresa e sua marca (na medida em que ajuda o negócio a acompanhar o avanço da tecnologia).
  • Aumenta o nível de confiança de clientes, parceiros e investidores (por isso aumenta o prestígio e o valor da marca no mercado.

Além disso, a Inteligência Artificial é muito importante na gestão de clientes pois:

  • Incrementa a experiência do usuário e o CRM.
  • Aumenta a qualidade dos produtos e serviços oferecidos (traz personalização e dinamismo).
  • Satisfaz as necessidades e fideliza o cliente.
  • Antecipa necessidades.
  • Melhora o relacionamento com o cliente.
  • Proporciona um conhecimento mais aprofundado dos consumidores.
  • Torna possível atingir um número maior de clientes.

Um sistema de gestão empresarial que tenha Inteligência Artificial é capaz de aprender todos os dias e estabelecer padrões, principalmente das tarefas repetitivas. Assim, o sistema consegue otimizar funções que refletem em resultados tangíveis. É o caso do SAP Business One.

Um sistema de gestão empresarial que tenha Inteligência Artificial é capaz de aprender todos os dias e estabelecer padrões, principalmente das tarefas repetitivas. Assim, o sistema consegue otimizar funções que refletem em resultados tangíveis. É o caso do SAP Business One.

Ele automatiza e aperfeiçoa tarefas de todos os setores: cadastro de clientes, gestão de RH, pedidos de compra, orçamentos, contagem de estoque, cálculo de impostos, relatórios e indicadores, entre outros.

O SAP Business One é possibilita otimizar o tempo de produção e melhorar os prazos de entrega. Porque utiliza-se de uma inteligência artificial que analisa qual dos projetos tem maior urgência, por exemplo, levando em consideração uma série de fatores (que podem ser configurados de acordo com as prioridades da empresa). Com esta informação em mãos, o gestor decide qual demanda é melhor priorizar, e dessa forma consegue atender os clientes de forma mais eficiente.

A Inteligência artificial é muito mais acessível do que pensamos!

Além dos exemplos que citamos anteriormente no artigo, a Inteligência Artificial está presente em vários outros lugares do nosso dia a dia, como nos diagnósticos médicos, no monitoramento da agricultura, na segurança digital, nos bancos, e nos serviços de e-mails.

Por isso, podemos afirmar que se trata de uma tecnologia dinâmica e que trouxe diversos benefícios para empresas e consumidores. A IA facilita a vida das pessoas diariamente e já é praticamente imprescindível.

Por estes motivos é que grandes empresas investem na IA para melhorar a experiência do cliente e seu relacionamento com ele. Isso traz maior satisfação, fidelização, e consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Na realidade, a tendência é que mais e mais empresas invistam na Inteligência Artificial de alguma maneira, independente do porte do negócio. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas aqueles que não derem a devida atenção a esta tecnologia, provavelmente ficarão para trás.

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