O impacto da gestão na carga tributária

A carga tributária para os empreendedores brasileiros é uma das mais altas e complexas do mundo. Não à toa, frequentemente nos deparamos com notícias de empresas enfrentando problemas fiscais. Algumas, inclusive, acabam fechando as portas por consequência de inconsistências nos lançamentos contábeis.

De acordo com o Sebrae, cerca de 23,7% das empresas fecham antes de completar dois anos de atividade. Uma das principais causas apontadas é, de fato, a carga tributária. E realmente os impostos aqui pesam muito no bolso da população e dos empresários, visto que chegam a quase 33% do PIB nacional, segundo dados da Receita Federal.

Nesse sentido, as empresas estão sujeitas a mais de 90 tipos de tributos diferentes, por conta da quantidade de leis dentro do país. Isto mostra a importância de uma boa gestão financeira e contábil, assim como da gestão empresarial como um todo. Até porque, na maioria das vezes, este tipo de erro pode ser evitado quando a gestão é bem efetuada.

Carga tributária: impostos pagos a mais

Só para se ter uma ideia, mais de 95% das empresas dentro do território nacional pagam impostos indevidamente, ou mais do que deveriam, segundo o IBGE. E o fato de ser necessário cumprir com as obrigações fiscais nas esferas federal, municipal e estadual, só contribui para agravar a equação.

Esta situação gera a necessidade da restituição do imposto de renda para os contribuintes. E agora você pode estar pensando “então o problema é facilmente resolvido”, certo? Aí é que mora o perigo. Porque, apesar da Receita Federal realizar a restituição todos os anos, isso só acontece meses depois do pagamento dos impostos.

O que ocorre é que a empresa como um todo sai prejudicada. O dinheiro que sai a mais para pagamento do tributo, e fica retido na Receita até a restituição, pode fazer muita diferença para a gestão da empresa durante este período.

Basicamente, o que ocorre é um furo de caixa durante boa parte do ano, o que impossibilita investimentos em outras áreas da empresa. Isso acontecendo todos os anos torna o negócio menos competitivo e impacta negativamente os resultados.

Impostos pagos a menos e carga tributária

O contrário também pesa de maneira significativa na gestão da empresa, que são os impostos pagos a menos, ou deixados de pagar. A falta da circulação ou averiguação de certos dados dentro da companhia, causados por uma gestão ruim, podem gerar a perda de prazos fiscais, ou até mesmo a inadimplência junto a Receita.

Tal circunstância acarreta multas e pagamentos de juros desnecessários. Muitas vezes, isto gera uma bola de neve praticamente impossível de dissolver, devido aos altos valores que vão se acumulando.

Para evitar que os dois cenários mencionados anteriormente ocorram, procure adotar algumas práticas na gestão da sua empresa, como as que informaremos a seguir

Como melhorar a gestão e evitar problemas com a carga tributária

1 – Invista no Setor Fiscal

Para garantir uma gestão eficiente da sua empresa e se certificar de que não será impactada negativamente pela carga tributária, uma boa prática é investir no setor fiscal, e também no contábil. Isso passa por constituir um time competente, contratar e manter bons profissionais, fornecer equipamentos de qualidade para execução do trabalho, e investir em tecnologia.

2 – Busque a integração

Outra prática extremamente recomendada, e que é complementar às outras, é assegurar-se de que o departamento fiscal está integrado com o restante da empresa. Dessa forma, toda e qualquer informação passa pelo crivo do time, o que evita a perda de dados pelo caminho. E, como vimos, a incongruência nos lançamentos e pagamentos de tributos são bastante prejudiciais para o negócio.

Pela complexidade de cálculos e número elevado de tipos de taxas, é muito fácil deixar passar algum tributo, ou se confundir com o valor. Até as maiores empresas do Brasil e do mundo passam por problemas assim. Para evitar com que isso aconteça, conte com a ajuda de sistemas que automatizem ao máximo as tarefas e sejam capazes de “conversar” com os demais setores da empresa.

3 – Priorize o tempo real

A integração em tempo real também é uma grande aliada da gestão, principalmente quando o assunto é gestão contábil e tributária. Isso, porque tarefas como emissão de notas, faturamento, entradas e saídas de mercadorias podem ser contabilizadas de maneira mais precisa, possibilitando ao departamento fiscal o cumprimento de prazos e a exatidão dos relatórios.

Isso tudo é possível e muito mais prático com a implementação de um sistema de gestão integrado em tempo real, como um ERP contábil.

Sistema de gestão para tributos

Os sistemas de gestão para tributos, portanto, podem ser grandes aliados na solução dos potenciais problemas causados pela complexidade dos impostos. Isso porque contam com ferramentas especializadas para o cálculo dos tributos, automatizam as entradas e as saídas das notas fiscais, fazem conversões automáticas, entre outras tarefas.

Nesse sentido, a melhor prática é recorrer a uma solução completa que combine essas funcionalidades com a gestão da empresa como um todo, podendo ser utilizada por todos os setores. É o caso do ERP SAP Business One. Entenda algumas vantagens de implementar um sistema de gestão como este.

  • Eliminação de erros: com a circulação das informações de forma confiável e em tempo real por toda a organização, a gestão tributária e estratégica é facilitada, permitindo uma rotina ágil e muito mais assertiva. Sendo assim, eliminam-se erros nos pagamentos e cálculos de taxas e impostos e em outros processos.
  • Diminuição de custos: com o SAP B1 é possível alcançar a redução da carga tributária, porque o sistema faz os cálculos corretos do que é devido. Além disso, a empresa diminui custos com pagamentos de multas e impostos.
  • Conversão de moedas: O ERP SAP é capaz de realizar a conversão automática de moedas, o que agiliza o processo de cálculos de taxas para mercadorias importadas, por exemplo.

Além disso, com um sistema de gestão inteligente fica muito mais rápido e fácil realizar o planejamento tributário, estratégia que otimiza os processos do departamento fiscal.

Ficou interessado? Entre em contato e solicite um orçamento do SAP Business One para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.